contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove capacitação de assistência em enfermagem a pacientes críticos e semicríticos

07/11/2019

Segurança do Paciente e humanização foram os principais temas abordados no treinamento

Enfermeiros do Hospital Regional Dr. José Simone Netto, em Ponta Porã, participaram em (06/11) de treinamento e atualização em assistência de enfermagem aos pacientes críticos e semicríticos, ministrado pela gerente de enfermagem Edna Cândido. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretária de Estado da Saúde (SES).

“É importante que os profissionais de enfermagem tenham a dimensão da integralidade das práticas em saúde. Os pacientes querem ser cuidados e acolhidos em sua totalidade, reforçamos semanalmente na educação permanente que todos os profissionais de saúde tratem o paciente como indivíduo e não como objeto. Nossa prioridade é promover uma prática segura e humanizada a todos que necessitam de cuidados”, disse a gerente de enfermagem Edna Cândido.

Durante o treinamento, a gerente de enfermagem explicou que o tratamento e acompanhamento ao paciente não podem apenas se resumir em cuidados relativos à saúde. Cada profissional deve entender que seu ofício vai além de cumprir horário, respeitar as normas de trabalho e outras responsabilidades. “Nossa função também compete respeitar a individualidade de seus pacientes, não os vendo somente como um a mais para cuidar. Devemos buscar proximidade ao tratar cada um, considerando sempre suas necessidades físicas, emocionais e familiares”, completou.

Educação Permanente – As atividades do núcleo de educação permanente em saúde são realizadas semanalmente e fazem parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a formação e desenvolvimento dos seus profissionais, busca-se articular a integração entre ensino, serviço e comunidade, além de assumir a regionalização da gestão do SUS, como base para o desenvolvimento de iniciativas qualificadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *