contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Humberto Coutinho (MA) inicia cirurgias pediátricas

30/09/2020

Realização dos procedimentos só foi possível com a inauguração do Hospital da Criança de Colinas que passa a servir como suporte pós-operatório; as duas unidades estão sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

 

Entregue à população no início da semana, o Hospital da Criança de Colinas, no Maranhão, reforçou as ações de cuidados materno-infantil na região central do estado. O novo aparelho de saúde possibilitou a realização de cirurgias pediátricas na Maternidade Humberto Coutinho. A nova unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) passa a servir como suporte pós-operatório. A primeira cirurgia pediátrica foi realizada na última terça-feira (29/09). Sofia Kelly, 5 anos, aguardava há mais de um ano a realização da cirurgia de hérnia inguinal direita e esquerda e hérnia umbilical. Nos dois primeiros dias do novo serviço, oito cirurgias foram realizadas.

Com estrutura nova e ambientada para receber crianças com Serviço de Pronto-Atendimento (SPA), o Hospital da Criança de Colinas atende toda região central e sertão maranhense. Descentralizar o atendimento materno-infantil está entre as metas da nova unidade de saúde. Antes da inauguração, pais passavam, em média, oito horas em deslocamento para a capital do estado em busca de atendimento especializado. Desde a última segunda-feira a realidade mudou e uma equipe médica de cirurgiões-pediátricos tem realizado cirurgias de emergência e eletivas em crianças.

O pai da pequena Sofia, Cassio de Sousa Machado, natural de Buriti Bravo, pontuou a importância das cirurgias pediátricas na Maternidade Humberto Coutinho. “Estávamos aguardando essa cirurgia desde abril de 2019. Ela sentia dores, principalmente, quando chorava muito. Após os exames detectaram essas três hérnias. Quando o médico nos disse que a cirurgia seria em Colinas, ficamos aliviados e ainda mais felizes quando nos disse que seria naquele mesmo dia”, detalhou.

O pós-operatório de Sofia Kelly foi realizado no novo Hospital da Criança de Colinas. As equipes da unidade já estão capacitadas para receber Sofia e todas as crianças que aguardavam há anos pela realização de uma cirurgia.

Cirurgias – A média de procedimentos/mês é de 700 cirurgias. Entre os procedimentos que serão realizados estão postectomia, hernioplastia, apêndice, tratamento de anomalia estruturais, má formações congênitas, frenectomia, entre outras. Antes do procedimento, as crianças passam pela consulta ambulatorial para serem avaliadas pelo cirurgião-pediátrico.

“Esse tipo de cirurgia é feito a partir do diagnóstico. Há um risco de complicação que pode ser grave, por conta do risco de encarceramento.  Quando detectado cedo a criança pode operar se tiver um dia ou dez, o indicado é que opere logo e agora estamos podendo executar as cirurgias graças ao serviço implantado”, detalhou o cirurgião-pediátrico João Orlando Correia Veras.

O médico destacou ainda o investimento em novos instrumentais para a realização das cirurgias. “Os instrumentais cirúrgicos são bons, novos, e os fios caprofyl utilizados para fazer as rafias e ligadura, estes só encontramos, praticamente, na rede privada. É material de alto padrão”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *