contato@institutoacqua.org.br

Praia transforma rotina de paciente de UTI internado no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

17/01/2023

Iniciativa integra ações de assistência humanizada nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua 

João Augusto Silva Júnior, 30 anos, foi surpreendido no último final de semana pela equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA). Internado há 56 dias na UTI Cardiológica da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ele realizou passeio pela orla da capital maranhense e encontrou grupo de amigos e familiares.

A iniciativa da equipe de saúde integra ações de humanização da assistência promovida pelo hospital, como explica Edilson Medeiros, diretor-geral do HCM. “Desde que implantamos dentro do hospital uma Comissão de Humanização, o nosso trabalho assistencial tem incluído ações que garantem mais conforto, dignidade e cuidados específicos, de acordo com a situação clínica de cada paciente e seguindo a política administrativa do Instituto Acqua. Neste ano, reformamos a praça principal da área interna do hospital para poder oferecer mais atividades integrativas entre pacientes, colaboradores e acompanhantes, como banho de sol, eventos culturais e visitas de crianças ou animais domésticos”, pontuou.

A vontade de ir à praia foi desejo manifestado pelo paciente, que passou a sentir desconfortos com crises de ansiedade. “Nunca passei tanto tempo dentro de um hospital. É a primeira vez e eu sempre tive uma rotina muito ativa, com atividades físicas e esportivas e isso mexe muito comigo ter que esperar o final do tratamento. Pedi para os médicos para sair um pouco pela inquietude de ficar aqui muito tempo. E deu tudo certo. Minha família toda estava lá e foi muito legal. O mais importante também é ser muito bem acolhido aqui no hospital”, ressaltou João Júnior.

O diagnóstico do paciente é de cardiopatia congênita e necessita transplante de coração. Enquanto aguarda um órgão disponível para transplante, ele continua o tratamento no Hospital Dr. Carlos Macieira até conseguir a transferência para a unidade de saúde de referência em transplantes de órgãos.

Ações que deslocam a regularidade da rotina hospitalar também comovem os funcionários. E tudo é planejado com todo cuidado e com o aval de toda equipe médica responsável pelo paciente. “Parece algo banal, mas muda bastante a qualidade do tratamento. Nós também ficamos empolgamos quando é possível proporcionar uma experiência assim. Nestes casos, temos o suporte técnico de ambulância com todo equipamento e toda equipe também adora acompanhar esses passeios”, indicou Adianne Menezes, coordenadora da UTI Cardiológica do hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *