contato@institutoacqua.org.br

Profissionais de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão recebem homenagem

12/05/2020

Conheça o perfil de três profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dia foi repleto de homenagens

O mundo celebra, nesta terça-feira (12/05), o reconhecimento da atuação de profissionais de enfermagem, importante categoria profissional que tem se doado com coragem no enfrentamento à pandemia mundial do novo coronavírus. Com mensagens e vídeos que circularam pelas redes sociais, o Instituto Acqua registrou a importância da homenagem e distribuiu brindes aos profissionais das unidades de saúde gerenciadas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, expressou o reconhecimento. “Vocês escolheram uma missão muito bonita: a de cuidar dos enfermos e salvar a vida das pessoas. E nesse momento que estamos passando, em situação de pandemia, são as mãos, os olhos, o carinho e a fortaleza para que muitos pacientes confiem na recuperação”.

No Maranhão, 3 mil profissionais de enfermagem ocupam cargos diferentes em unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua. São enfermeiros, técnicos, supervisores, coordenadores, gerentes e auxiliares de enfermagem que estão presentes na Maternidade Benedito Leite, Casa de Apoio Ninar, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maternidade Nossa Senhora da Penha, Hospital Dr. Carlos Macieira, Centro Ninar, Maternidade de Alta Complexidade, Hospital Regional de Balsas, Hospital Dr. Jackson Lago, Hospital Macrorregional Tomás Martins e Maternidade Humberto Coutinho.

Por meio do Departamento de Recursos Humanos do Acqua, profissionais da enfermagem receberam lembranças com chocolates e mensagem de positividade: “12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem. Uma lembrança do Instituto Acqua a você, profissional essencial, que nessa fase difícil dedica conhecimento e coragem. Agradecemos seu trabalho. Força, estamos com você”.

Vocação – Na capital maranhense, a unidade de saúde referência para tratamento de pacientes com novo coronavírus é o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). Lá, estão 864 profissionais de enfermagem. Uma delas é Larissa Pereira Santos Pinheiro, 32 anos, graduada em Enfermagem e especialista em Cardiologia e Hemodinâmica. Atualmente, de segunda a sexta, das 8h às 18h, supervisiona o setor de hemodinâmica do HCM.

“Minha família é formada por profissionais de saúde. Isso me motivou a seguir na profissão. Já trabalhei em centro cirúrgico, em unidade de terapia intensiva e vejo a profissão como algo muito amplo. Tudo passa pela enfermagem, o cuidado direto ao paciente, a gerência, a limpeza, alimentação. No momento, estou preparando mais 10 leitos dentro do setor que vão atender pacientes com a Covid-19”, disse Larissa.

Com dez anos de profissão, Larissa ressalta que a Enfermagem é uma missão. “É como aprendemos com a pioneira Florence Nightingale. A Enfermagem é a arte do cuidar. Estamos aqui para cuidar e reabilitar, fazer o máximo possível para salvar vidas”, pontuou a profissional.

Além dos enfermeiros, os técnicos de enfermagem também estão na linha de frente do combate à Covid-19. Gilmar Silva Lima, 30 anos, é um deles e trabalha no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A unidade de saúde tem 257 profissionais de Enfermagem e 9 pacientes internados com suspeita ou diagnóstico da Covid-19. O técnico de enfermagem entra às 7h no setor da UTI e sai, diariamente, às 19h. “A nossa rotina inicia com a paramentação dos equipamentos de proteção individual. Verificamos os parâmetros da saúde, os pontos críticos da assistência. Mais importante é garantir o conforto, amor e carinho aos pacientes, ainda mais nessa situação que os familiares não podem estar presentes”, disse Gilmar.

O técnico também é acadêmico da graduação em Enfermagem e avalia a importância de garantir o zelo e o orgulho pela profissão. “A rotina mudou muito em relação aos critérios da assistência. Nós fizemos um juramento profissional. Estamos de mãos dadas nessa luta e vamos vencer. Somos guerreiros e nossa alegria é ver um paciente saindo recuperado. É muito gratificante”, falou Gilmar.

Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), em São Luís, as equipes contam com 583 profissionais da área. As homenagens foram complementadas com sessões de relaxamento, roda de conversa com a psicóloga do projeto Cuidando do Cuidador, Kassia Martins, além de meditação, musicoterapia, aromaterapia, escalda pés e entrega de chocolates.

Graduada em Enfermagem e supervisora do Cuidado Intermediário da Unidade Neonatal na maternidade, Marina Karole Duarte Silva Barroso, cumpre expediente das 8h às 17h, diariamente. “Escolhi ser enfermeira porque amo e respeito a vida, para zelar pelo bem estar em todas as etapas do tratamento.  Ser enfermeiro é a arte de cuidar incondicionalmente”, ressaltou.

Para Marina, a enfermagem tem um papel crucial na detecção e avaliação dos casos suspeitos. “A enfermagem está em todos os serviços de saúde, e é o profissional que está sempre em comunicação com toda a equipe multiprofissional para melhor sistematização da assistência”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *