contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) participam de treinamento sobre prevenção de incêndios

24/01/2020

Ação foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e integra iniciativas de prevenção e segurança promovidas pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Instituto Acqua

Nesta sexta-feira (24/01), profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), participaram de treinamento sobre prevenção de incêndios, orientados pelo sargento Cleilton Noronha Ferrér, da equipe de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a capacitação aos colaboradores integra as ações de prevenção e segurança do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O superintendente de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua, Hilton de Castro Soares Filho, explica que os treinamentos aos profissionais de saúde seguem orientação que cumpre normas regulamentadoras. “É muito importante que todos os profissionais saibam qual a conduta correta em situações de emergência ou de risco por incêndio ou outros tipos de acidente. Esta capacitação é realizada anualmente e acontece em todas as unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua”, falou.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos funciona em prédio fundado em 1938, no centro da capital maranhense e é referência em pediatria no Maranhão, com 101 leitos distribuídos entre clínicas médica e cirúrgica, unidades de terapia intensiva pediátrica, neonatal, cuidados intermediários e cuidados paliativos.

Cleilton Ferrér, sargento do Corpo de Bombeiros, orienta que a prevenção de incêndios deve ir além dos cuidados com o uso de materiais inflamáveis e cumprir um plano de emergência mais amplo, sobretudo no que se refere ao reconhecimento dos pontos críticos da estrutura e como agir um plano de fuga.

“É principalmente aprender a como agir em situação de emergência e se organizar enquanto equipe. Isso inclui aprender a ler as sinalizações e placas de segurança, qual a melhor estratégia para retirar pacientes que não têm mobilidade, por estarem em leitos, os pontos críticos, onde tem escada, qual acesso mais rápido para as saídas, qual extintor usar em caso de incêndio, de acordo com o tipo de material inflamável que provocou o acidente”, disse Cleilton.

Cleilton lembra ainda que os profissionais devem aprender a agir em situações de emergência, mas não são os responsáveis por apagar ou controlar o incêndio. “Em situações de incêndio, é necessário garantir a proteção da vida de todos. A responsabilidade por controlar o incêndio é função do Corpo de Bombeiros”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *