contato@institutoacqua.org.br

Acqua promove palestra sobre biossegurança e saúde do trabalhador no Maranhão

25/07/2019

Atividade ocorre em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado neste sábado (27); profissionais da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e Hospital Dr. Carlos Macieira participam do evento

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), ambos em São Luís, recebem até esta sexta-feira (26/07) palestra voltada à biossegurança e saúde dos profissionais. O evento é uma iniciativa do Instituto Acqua, que gerencia ambas unidades em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

“Nós, trabalhadores, temos o direito de ter proteção, saber a legislação para trabalhar a contento e prevenir acidentes ou adoecimentos no ambiente de trabalho”. As palavras do diretor-geral da MACMA, Hilmar Hortegal, abriram a palestra realizada pela enfermeira Maria dos Aflitos Silva, nesta quinta-feira (25/07). Maria dos Aflitos integra a equipe de Coordenação Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (CEREST) e falou sobre os avanços e melhorias da segurança do trabalho e da qualidade da saúde do trabalhador, desde a implantação do centro de referência na área.

“Acidente de trabalho não é somente aquele que gera o afastamento do trabalhador. Qualquer coisa que cause um dano, como perfurar o dedo, sujar-se com secreção do paciente ou outras situações devem ser notificadas e qualificadas como tal”, alertou a enfermeira.

No termo técnico, esse acidente é o evento súbito que acontece no exercício da atividade laboral, independentemente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhador acidentado, e que provoca um dano físico, funcional ou psicológico, e, consequentemente, causa a redução, a perda temporária ou permanente da capacidade laboral ou até a morte.

As unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão são orientadas e fiscalizadas pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) para a notificação, prevenção e melhorias na segurança e saúde dos profissionais.

“A SESMT atua junto com outras equipes e setores de segurança hospitalar no planejamento e execução de ações para diminuir os índices de acidentes de trabalho ou doenças adquiridas no ambiente de trabalho”, explicou Hilton de Castro Soares, supervisor de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua.

Profissionais que atuam em unidades de saúde estão expostos a riscos mecânicos, físicos, biológicos, químicos e psicológicos que podem gerar um acidente. Para isso, é recomendado o uso de equipamentos de proteção adequados e a conduta correta de acordo com protocolos de controle de infecção, como lavar as mãos adequadamente.

O conjunto de ações que colaboram na prevenção, minimização ou eliminação destes riscos é chamado de biossegurança. De acordo com a especialista, existem atualmente 37 normas regulamentadoras que estabelecem medidas para proteção da segurança e saúde dos trabalhadores, com adoção de medidas preventivas e capacitação para o trabalho seguro.

A legislação obriga os trabalhadores e as instituições a realizarem a notificações de acidentes de trabalho. “Muitas vezes ocorre a subnotificação pela vergonha ou pelo trabalhador sentir culpa pelo próprio acidente, e isso precisa mudar para a melhoria das medidas preventivas”, finalizou Maria dos Aflitos.

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado em 27 de julho. A data tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Um comentário em “Acqua promove palestra sobre biossegurança e saúde do trabalhador no Maranhão”

  1. Carlos Alberto disse:

    Foi ótima a iniciativa do Instituto acguaágua
    Na realização dessas palestra tendo como grande
    E acertada a lembrança de chamar o cerest/MA e da SRS,
    Principalmente como palestrante Maria dos aflitos.
    Essa iniciativa deve continuar e chamar também a sociedade
    Civil para contribuir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *