contato@institutoacqua.org.br

Ala Covid-19 do Himaba (ES) registra 84 pacientes no primeiro mês

16/06/2021

Espaço dedicado ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus mantém gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); 170 profissionais atuam na unidade 

A ala Covid-19, que funciona anexa ao Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), administrada pelo Instituto Acqua, acaba de completar um mês de funcionamento. Neste período, 84 pacientes foram recebidos, com mais de 30 altas já registradas. O acesso aos leitos acontece via Regulação Estadual, são 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 52 de enfermaria. A ala conta com 170 colaboradores.

O médico intensivista, Juan Carlin Passos, é coordenador médico da unidade e atua na linha de frente desde o início da pandemia. “Tivemos o desafio de montar a estrutura em pouco tempo e temos aqui o que há de melhor no mercado, melhor até do que muito hospital particular. A equipe é experiente e a gente tem uma facilidade muita grande de comunicação interna e de trabalhar em conjunto. Somos um time. Isso é essencial porque nosso objetivo é sempre prestar um atendimento de qualidade para os nossos pacientes”, explicou.

Humanização – Diariamente, familiares dos pacientes recebem por e-mail o boletim médico e aqueles que estão na enfermaria têm a possibilidade de falar com os parentes por meio de videochamadas realizadas pelos psicólogos.

“Procuramos deixar os familiares o mais bem informados possível de tudo que está acontecendo com o paciente, já que não pode haver visitas. Buscamos ter essa sensibilidade que faz muita diferença. Gosto de falar com eles por telefone e explicar a evolução de quem está aqui dentro”, disse Juan Passos.

A mesma percepção tem a enfermeira Auxiliadora Gava, que atua há 12 anos e também está na linha de frente desde o início da pandemia. “Trabalhamos muito a humanização no atendimento, sentindo qual a necessidade de cada um. Entendo que como na ala Covid, o paciente fica distante da família, a gente acaba ficando mais próximo dele. É gratificante demais ver cada um ir embora, recuperado e voltando para suas famílias. É o resultado de muito trabalho de toda equipe”.

Um dos pacientes que passaram pela ala Covid-19 do Himaba foi Ivo Alves Noronha. No momento da alta, muito emocionado ao som do hino do Flamengo, seu time do coração, ele agradeceu a equipe que o acolheu. “O atendimento e as instalações aqui são excelentes. Muito obrigado pelo cuidado que vocês tiveram comigo”.

O novo espaço, apesar de ser anexo ao Himaba, tem acesso independente da unidade pediátrica, assim como equipe médica e assistencial distintas. Os novos leitos, a princípio, seriam destinados ao atendimento pediátrico, mas com a pandemia do novo coronavírus, o perfil de atendimento foi modificado para auxiliar a rede hospitalar capixaba no enfrentamento à doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *