contato@institutoacqua.org.br

Blitz Educativa esclarece dúvidas sobre hepatites virais no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

14/07/2021

Ação integra a campanha educativa Julho Amarelo nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Para informar visitantes do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), sobre hepatites virais e suas consequências, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Cest, que realizam estágio no hospital, visitaram diversos setores em formato de blitz educativa na última quarta-feira (14/07). A iniciativa integra a campanha Julho Amarelo de prevenção à doença. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A blitz é direcionada para os visitantes e acompanhantes de pacientes do hospital. Hoje, quando falamos em hepatite, causa muita dúvida sobre o tipo de transmissão, que pode ser por alimento ou pelas relações sexuais. Os sintomas vão ser de problemas virais, como febre, enjoo, pele e olhos amarelados, urina escura, perda de peso. Estamos levando também o preservativo masculino e feminino e orientamos a importância da vacina contra hepatite. A Hepatite B, por exemplo, hoje é mais transmissível do que vírus HIV”, disse Mércia Claro, enfermeira e preceptora do curso de Enfermagem da Universidade Cest.

A enfermeira informou ainda que o diagnóstico é feito por exames laboratoriais específicos para cada uma das hepatites, além de testes rápidos para Hepatites B e C realizados em unidades de saúde. As hepatites são inflamações que atingem o fígado e transmitidas por vírus, diferenciadas em 5 tipos: as hepatites A, B, C, D e E. O tratamento é feito com repouso, consumo de alimentos saudáveis, e ausência de ingestão de bebidas alcoólicas. Medicamentos são indicados no tratamento das Hepatites B e C, para diminuir a carga viral e evitar complicações como cirrose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *