contato@institutoacqua.org.br

Casa Acqua (MA) promove blitz educativa sobre prevenção ao suicídio

10/09/2021

Iniciativa Social desenvolvida pelo Instituto Acqua em São Luís (MA) realizou ação que marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, integrando as ações do Setembro Amarelo

Para integrar os diálogos sobre prevenção ao suicídio e saúde mental, que marcam o Setembro Amarelo, a Casa Acqua – iniciativa social do Instituto Acqua em São Luís (MA) que oferta diversos serviços gratuitos à população -, promoveu nesta sexta-feira (10/09) blitz educativa. A psicóloga Francyanne Andreza Santos enfatizou a importância de prestar atenção para as emoções humanas. Para isso, foi preparada uma “caixa de desabafo” para as pessoas escreverem e depositarem suas emoções e sentimentos em busca de alternativas.

A equipe de profissionais da Casa Acqua participou das atividades. Participantes eram convidados a responder perguntas e colocá-las no mural decorativo. O que você pode fazer para seu dia ser feliz? A depender da resposta, o objetivo era buscar alternativa para o sofrimento emocional. O tema deste ano “Criando esperança através da ação”, reflete a necessidade de ações coletivas para lidar com essa questão urgente de saúde pública. “Todos nós, familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos podemos tomar medidas para prevenir o suicídio”, concluiu Francyanne Andreza.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio. O objetivo geral desta data é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo.

As ações da campanha mundial incluem promover a colaboração entre partes interessadas e a auto capacitação para lidar com a automutilação e o suicídio por meio de ações preventivas. Isso pode ser alcançado por meio da capacitação de profissionais de saúde e outros atores relevantes, mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral e grupos de risco, como jovens, e facilitando a discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho, etc. Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio também são incentivados a compartilhar suas histórias e procurar ajuda profissional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *