contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar (MA) recebe doação de brinquedos educativos

30/04/2021

Doação foi realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres); brinquedos serão utilizados em atividades da psicopedagogia

A Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), recebeu na última terça-feira (29/04) doação de 20 kits de brinquedos educativos. O objetivo é fortalecer o atendimento para as famílias que têm crianças com problemas de neurodesenvolvimento e recebem atendimento no local. Os brinquedos educativos foram doados pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e foram adquiridos pelo edital Compras Solidárias para a Casa de Apoio Ninar, equipamento gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Durante a entrega dos brinquedos, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que a parceria e a doação ajudarão diversas famílias além de movimentar a economia. “A gente agradece muito o trabalho da Setres, pois vamos conseguir ajudar muitas famílias e também o próprio governo do estado, uma vez que a Setres ao lançar o Edital, ajuda as famílias que precisam e consegue construir brinquedos que necessitamos na nossa rede. Essas são medidas inteligentes e que demonstra que temos lutado no meio da pandemia para cuidar das pessoas”, comentou.

O edital Compras Solidárias foi executado pela Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e implantado entre os meses de agosto e dezembro de 2020. O objetivo do edital foi aquecer a economia, gerando emprego e impulsionando a renda das famílias maranhenses por meio de compras de produtos de artesãos e empreendimentos solidários. Além dos brinquedos educativos, foram adquiridos materiais de artesanato, como bolsas, tapetes e itens de decoração, gênero alimentício e brinquedos educativos.

“Nós temos crianças não só com alteração em nível motor, mas também com alteração em nível cognitivo e sensorial. Esses são brinquedos que estimulam a capacidade de compreensão de cores, formas e tamanhos. A psicopedagogia trabalha muito nesse aspecto, desenvolvendo esse trabalho com crianças com epilepsia e Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo”, explica a coordenadora da equipe multiprofissional da Casa de Apoio Ninar, Valéria Ferreira.

Atendimento acolhedor – A Casa de Apoio Ninar oferece acolhimento e assistência especializada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. A unidade pode abrigar 11 adultos e nove crianças por vez. A casa, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), funciona com um circuito de atividades multidisciplinares, voltadas para o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares. O espaço possui também o ambulatório de especialidades em epilepsia na infância que atende crianças menores de 12 anos com epilepsias benignas, assim como os casos de difícil controle. Diversas oficinas educativas e culturais gratuitas são ofertadas aos familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *