contato@institutoacqua.org.br

Desenhos com flores de Jambeiros surpreendem pacientes e funcionários da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

27/06/2019

Colaborador cria artes a partir das flores que caem de Jambeiros da entrada da unidade; imagens se tornaram atração para pacientes, acompanhantes e funcionários 

As flores que caem do Jambo ou Jambeiro, espécie de árvore conhecida em algumas regiões do Brasil, são transformadas pelas mãos de Walternir Moraes da Silva, 42 anos. O colaborador, que presta serviço na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, como auxiliar operacional de serviços gerais, transforma o piso da entrada da maternidade em uma grande tela artística. O “pincel” utilizado para dar forma aos desenhos é um dos instrumentos utilizados no dia a dia de suas funções: a vassoura. Ele recolhe as flores e cria os desenhos. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“No dia dos namorados fiz o desenho de um coração para minha esposa. A partir disso, fui realizando outros desenhos. Não me considero um artista. É apenas por diversão mesmo. Fico feliz que as pessoas estejam gostando”, disse Walternir.

Na última terça-feira (25/06), o desenho escolhido foi uma rosa dentro de um jarro. Na lista dos desenhos realizados pelo colaborador já estiveram tubarão, coração e pássaros. Em média, de acordo com Walternir, a confecção dos desenhos dura entre 20 e 30 minutos.

As flores do Jambeiro têm quatro pétalas e delas saem os vários estames que formam uma espécie de “pompom”. A árvore se desenvolve com facilidade em ambientes com muito sol e pode chegar a atingir até 20 metros.

A coordenadora de enfermagem da MACMA, Georgina Teixeira, que todos os dias passa pela entrada da maternidade, explica o que sente ao olhar os desenhos. “Essas imagens alegram nosso dia. Nós ficamos muito felizes por ter esse artista trabalhando em nossa unidade. Esses desenhos têm sido uma atração na MACMA”, comentou.

 

 

 

 

2 comentários em “Desenhos com flores de Jambeiros surpreendem pacientes e funcionários da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão”

  1. mary Lúcia disse:

    Parabéns companheiro, que Deus continue lhe oferecendo esse dom da arte e de valorizar a natureza. ???? E fico feliz em poder apreciar essa bela à cada plantão que estou na unidade.

  2. Lourdes maria disse:

    E lindo mesmo
    Vou fazer um desenho aqui no meu.
    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *