contato@institutoacqua.org.br

Dia das Crianças movimenta unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua 

13/10/2022

Cinco hospitais administrados pelo Instituto Acqua realizaram atividades lúdicas com distribuição de brinquedos, sessão de cinema e distribuição de lanches sem glúten e sem lactose

Crianças atendidas em hospitais gerenciados pelo Instituto Acqua receberam programação especial para comemorar a data dedicada a elas – marcada em 12 de outubro. As atividades foram realizadas na terça-feira (11/10), nos hospitais Tomás Martins, Dr. Juvêncio Mattos e Regional de Balsas. Na quarta-feira (12), a programação aconteceu no Hospital da Criança de Colinas e Hospital da Criança de Presidente Médici.

Em São Luís, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos reuniu as crianças internadas para um momento de diversão, com a participação de voluntários fantasiados de super-heróis. Foram entregues também kits de higiene bucal às crianças e kits de higiene pessoal para as mães, doados por estudantes de Odontologia da Faculdade Edufor. Os colaboradores do hospital fizeram arrecadação de 101 brinquedos contemplando todos os pacientes do hospital e da Retaguarda Pediátrica Elizabeth Coelho Vaz.

“É uma forma de trazer alegria para as crianças e suas famílias, com lanche preparado sem glúten e sem lactose, música, pintura, uma iniciativa que começou com essa campanha de arrecadação em 12 de setembro, com brinquedos diferentes sugeridos por eles, que tem idades entre zero e 15 anos”, pontuou a cirurgiã-dentista Maria Carolina Medeiros.

Alzenir Xavier, 41 anos, acompanha a filha Isabele Xavier, 2 anos, internada no hospital para tratamento no intestino, há duas semanas. As duas são da cidade de Dom Pedro e aguardam o momento da cirurgia. A festa foi uma grata surpresa. “Não imaginei. A gente que está aqui nessa espera pelo tratamento, longe de casa, ver ela contente, ganhando presente, é pura emoção”, disse Alzenir.

A mesma emoção contagiou Charlinete Muniz, 39, que está no hospital com a filha Isadora Valentina, 4 anos. “Há 12 dias estamos internadas no hospital. Muita saudade de casa, tenho um outro filho esperando a gente. E essa festinha traz esperança. Sair daquele mundo do quarto de enfermaria esperando uma melhoria, a gente entra também no mundo da fantasia”, falou Charlinete.

Na cidade de Santa Inês, a programação foi no Hospital Macrorregional Tomás Martins. Além da entrega de presentes, os pacientes infantis contaram com sessão de cinema. Para a pediatra Déborah Araújo, esse é um momento especial tanto para os profissionais, quanto para as crianças. “É um dia especial para as crianças que estão internadas para tratamento de suas patologias, assim proporcionamos um ambiente acolhedor e feliz mesmo dentro de um hospital”. declarou.

Francilene Sousa está com a filha Ana Safira, 2 anos, internada para tratamento de pneumonia. Com sorriso no rosto, disse: “Fico feliz pelo momento de diversão mesmo hospitalizada. Estão comemorando o dia deles”.

No sul do Estado, a equipe do Hospital Regional de Balsas levou as crianças em atendimento para um momento de brincadeira e atividade lúdica na recepção do hospital. Na quarta-feira, Dia das Crianças, na cidade de Presidente Médici, o Hospital da Criança promoveu um dia de recreação, com bolo, doces e atividades na brinquedoteca da unidade de saúde. Em outro hospital infantil também gerenciado pelo Instituto Acqua, o Hospital da Criança de Colinas, a ação teve a visita de colaboradores vestidos de personagens animados e super-heróis que entregaram presentes no leito de cada paciente internado.

A programação pela semana da criança continua com atividades em outras unidades administradas pelo Instituto Acqua. A Policlínica da Criança, na capital maranhense, encerra as atividades na próxima sexta-feira, com a contação de história, brincadeiras e distribuição de lanches nutritivos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *