contato@institutoacqua.org.br

Dia do Nutricionista é comemorado com palestra no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

01/09/2021

Data é celebrada em 31 de agosto; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais de Nutrição do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), estiveram reunidos no refeitório do hospital, na última terça-feira (31/08), para celebrar o Dia do Nutricionista. A atividade contou com palestra sobre os desafios da orientação na alta hospitalar para o paciente com Covid-19, ministrada pela nutricionista Mariane Carvalho.

A palestra foi iniciada com um vídeo sobre o tema. Mariane também explanou alguns pontos relativos aos pacientes covid. “É muito importante que a alta seja programada. A orientação nutricional vai alinhar a continuidade do equilíbrio da saúde e estabilidade desse paciente com dieta parecida com a que ele tinha no hospital”, pontuou a nutricionista.

Nessa dieta consta a recomendação de alimentos hipercalóricos e hiperproteicos, devido à rápida perda de peso dos pacientes covid. A orientação dos nutricionistas é o consumo de alimentos antioxidantes, encontrados em frutas, verduras, saladas e o consumo de carne, ovos, grãos.

Alimentação e Saúde – Referência em atendimento de alta complexidade, o HCM é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Diariamente, são produzidas cerca de 1.200 refeições (700, durante o dia, e 500, à noite). Para alimentar toda a população que frequenta o hospital, entre profissionais, pacientes e acompanhantes, a unidade de saúde tem na equipe 24 nutricionistas e 8 técnicos de nutrição, além de estudantes, residentes e empresas terceirizadas na produção diária do alimento no refeitório, como explica Caroline Cardoso de Souza, coordenadora de Nutrição do HCM.

“O trabalho do campo da Nutrição é dividido entre a nutrição clínica e a nutrição de produção. No primeiro, atendemos os pacientes, acompanhando cada caso por especialidade e conduta nutricional específica. Na produção do refeitório contamos com uma empresa terceirizada. Na cozinha do hospital, temos ilhas diversas, de produção geral e de dietoterapia (a comida dos pacientes), em cada uma temos um cozinheiro específico que é acompanhado pela coordenação e pela empresa responsável”, explicou Caroline.

Graduada em Nutrição desde 2010, a profissional considera que o conhecimento neste campo de saúde é a base para a qualidade de vida. “A nutrição é a base da saúde. Trabalhar nessa área exige sensibilidade e cuidado em reconhecer e identificar hábitos alimentares de pacientes que são equivocados, que muitas vezes geraram algumas doenças, e poder transformá-los, educar para uma alimentação saudável”, finalizou Caroline Cardoso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *