contato@institutoacqua.org.br

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Pressão Arterial é celebrado nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua 

26/04/2023

Ações contaram com palestras, rodas de conversa, serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, alongamento funcional, além de orientações nutricionais

Neste 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Pressão Arterial. A data tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Para engajar profissionais e pacientes das unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão foram ofertadas ações de conscientização e prevenção que contaram com palestras, rodas de conversa, serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, alongamento funcional, além de orientações nutricionais.

A equipe multidisciplinar da Policlínica do Idoso, em São Luís, preparou ação voltada para o público 60+ e usuários. Durante ação os participantes puderam tirar dúvidas sobre alimentação saudável, passaram por aferição de pressão, e participaram de sessão de alongamento.

Maria Fátima Garcez Cordeiro, 69 anos, é paciente da clínica a um ano e meio. Ela participou da iniciativa e aproveitou para aferir a pressão. “Gostei muito de receber essas orientações. Faço acompanhamento com toda equipe. Foi maravilhosa essa atividade”, relatou.

Na Policlínica da Criança, em São Luís, foi ofertada aferição da pressão arterial – usuários e acompanhantes ainda receberam orientações sobre atividade física, alimentação saudável, consultas de rotina, sinais e sintomas da hipertensão.

A Policlínica de Presidente Dutra, palestra facilitada pelo nefrologista Andrey Araújo orientou pacientes e acompanhantes sobre os principais fatores de riscos da hipertensão arterial, que são: obesidade, tabagismo, etilismo, falta de atividade física e o sedentarismo. “Procuramos discutir medidas que podemos usar para prevenir a hipertensão arterial, como o cuidado com a alimentação, evitando excesso de sal, e fazer atividade física regularmente pelo menos três vezes por semana”.

Do município de São Domingos, Maria da Conceição Prazeres Souza, 36 anos, foi procurar tratamento de hipertensão arterial, pois há quatro anos descobriu a doença. “Foi ótimo chegar aqui e encontrar esses atendimentos, e também orientações sobre o que podemos prevenir e combater. Faço uso regular de medicamentos para controle”, contou.

A Casa de Apoio Ninar, em São Luís, realizou na última terça-feira (25/04) roda de conversa sobre promoção em saúde com as famílias que participam do circuito de vivência na unidade. A enfermeira Maricleide Pereira mediou o diálogo com as mães de crianças do espectro autista – na oportunidade apontou fatores de risco relacionados ao consumo exagerado de sal, sobrepeso e obesidade, sedentarismo e consumo de cigarro e bebidas alcoólicas. “Um estilo de vida saudável ajuda a manter a pressão arterial em níveis saudáveis, tanto para quem sofre com hipertensão, mas quem quer preveni-la, quanto para quem já recebeu o diagnóstico, além de hábitos saudáveis que podem evitar outras doenças como Acidente Vascular Cerebral, ataques cardíacos e insuficiência renal”.

Hipertensão – A hipertensão provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com mais força para que ele percorra todo o organismo e depois o receba de volta. A doença já atinge 35% da população brasileira, e é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco no Brasil. A doença pode atingir crianças, adolescentes, adultos e idosos de forma silenciosa, dessa forma, 50% dos hipertensos no país ainda não sabem que possuem o problema.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *