contato@institutoacqua.org.br

Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar é marcado com atividades na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

19/05/2021

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); data é comemorada no dia 15 de maio

Na última segunda-feira (17/05), profissionais da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), realizaram programação alusiva ao Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, com blitz educativa em diversos setores da unidade de saúde e a realização de um sorteio da melhor frase para a campanha de higienização das mãos.

No mês de maio, as unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemoram duas datas alusivas ao Controle de Infecções Hospitalares, que são o Dia Mundial de Higiene das Mãos, em 5 de maio, e, no dia 15, o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.

As atividades foram planejadas pelas enfermeiras Camila Teresa Martins da Mota, que integra a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), e Isaflávia Alves de Sousa, do Núcleo de Educação Permanente da maternidade, que, durante todo o dia, visitaram os setores do ambulatório, alojamento conjunto, UTI Neonatal, centros cirúrgicos, centro de material e esterilização, arsenal e centro de parto.

As equipes foram convidadas a elaborar uma frase que servisse de inspiração a todos os colaboradores sobre a importância da lavagem das mãos. Mayra Moraes Queiroz Nascimento, supervisora do Núcleo Interno de Regulação, foi a vencedora do concurso, com a mensagem: “Ser um vínculo de amor e cuidado livre de contaminação é necessário consolidar a rotina da higienização das mãos. Higienizar é uma atitude de consciência, é cuidado seguro! Espalhe essa ideia! Mãos limpas, toque seguro. Pratique essa proteção”. Ela conta que a inspiração para a mensagem foi o cuidado na assistência. “Gosto de escrever, criar poemas, me inspirei na importância do cuidado, na forma de prevenir infecções e no toque seguro da assistência”, disse.

Prevenção – A função da CCIH nas unidades de saúde é orientar, prevenir, fiscalizar e combater infecções hospitalares. Na maternidade, a comissão é composta por cinco profissionais (infectologista, enfermeira, farmacêutico e diretora clínica) com a atribuição de conscientizar os usuários da unidade de saúde sobre riscos de infecção e incentivar práticas corretas de higiene, colaborando para um serviço assistencial de melhorias.

De segunda a sexta, a comissão realiza rondas e visitas em todos os setores e avaliam os riscos de infecção. Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

A data foi instituída pela Lei nº 11.723/2008, com o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. A Portaria MS/GM nº 2.616/1.998, estabelece as diretrizes e normas para o controle de infecção hospitalar no país, e as competências dos diferentes níveis de governo e dos hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *