contato@institutoacqua.org.br

Em 22 dias, Rede Cuidar (MA) atendeu mais de mil pacientes pós-Covid

20/05/2021

Serviço ambulatorial funciona no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM); ambas unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Rede Cuidar, em São Luís (MA), é um serviço pioneiro na assistência a pacientes com sequelas da Covid-19. Em menos de um mês, o relatório de atendimento contabilizou 1.035 pacientes atendidos no período de 26 de abril a 17 de maio. São pessoas que adoeceram do novo coronavírus e que precisam de acompanhamento multiprofissional. O Serviço ambulatorial funciona no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e ambas unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Francisca Sandra de Morais, 44 anos, é uma das assistidas pelo serviço. “Vim em busca de atendimento no primeiro dia. Tive Covid-19 no mês de dezembro e, mesmo depois de superar a doença, continuei tendo diarreia, vômito e sentindo falta de ar. Enfim, os mesmos sintomas que sentia quando estava com a doença. Só melhorei depois que iniciei meu tratamento na Rede Cuidar. Já passei por todos os especialistas que a unidade oferece e agora estou realizando os retornos médicos”, disse a auxiliar de produção, que retornou para consulta na última quarta-feira (19).

Outro paciente que também é acompanhado pela equipe assistencial, Adriano dos Santos Reis, 37 anos, falou sobre os cuidados recebidos. “Tive Covid-19 em março e precisei ficar por 15 dias internado em uma UTI, quando voltei para casa comecei a sentir fraqueza muscular, dormência nos membros, dificuldade de respirar, entre outros sintomas, e estou aqui para realizar o meu tratamento e ficar totalmente curado. Graças a Deus temos esse serviço para nos ajudar”, celebrou.

Agendamento – O serviço funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, com agendamentos na recepção da unidade de saúde e via WhatsApp: (98) 99161-9028. O Ambulatório da Rede Cuidar conta com quatro salas para consultórios, sendo duas salas para clínicos gerais e outras duas nas demais especialidades, além de sala de coleta e sala de triagem. O paciente, após a consulta, pode fazer os exames na própria unidade de saúde. São oferecidas consultas em Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Endocrinologia, Psicologia e Psiquiatria, além de atendimento multiprofissional com nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

“A Rede Cuidar veio para atender a necessidade dessa população que venceu a Covid-19, mas ainda convive com as sequelas da doença, e não sabia qual especialista procurar para a resolução dos seus problemas. Já realizamos mais de mil atendimentos, onde os principais são relacionados a sequelas respiratórias, cardíacas e psicológicas”, explica a enfermeira e coordenadora da Rede Cuidar, Patrícia Rodrigues.

Fotos: Ruy Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *