contato@institutoacqua.org.br

Em clima de carnaval, Maternidade Benedito Leite (MA) promove bailinho do pré-parto

25/02/2020

Métodos não-farmacológicos para alívio da dor foram embalados ao som de marchinhas de carnaval; unidade é referência no parto natural e humanizado

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), promoveu nos últimos dias 20 e 21/02, o Bailinho do pré-parto. Durante a atividade, as gestantes admitidas na unidade de saúde foram recebidas com alegria e adereços do período carnavalesco. No ambiente do pré-parto, métodos não-farmacológicos utilizados para alívio da dor eram embalados ao som de marchinhas de carnaval. A unidade, referência no parto natural e humanizado, é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Após ser admitida na maternidade, Rosana Reis Coelho, 31 anos, residente na cidade de Cândido Mendes, município distante 201 km de São Luís, contou que buscou atendimento em postos de saúde onde mora, mas foi encaminhada para a Maternidade Benedito Leite. “Comecei a sangrar e como na minha cidade só tem postos de saúde nos encaminharam para cá [Maternidade Benedito Leite]. Aqui fomos recebidos com animação, até já senti minha filha dar os pulos na minha barriga”, brincou a gestante.

O marido de Rosana, Vagner Pinheiro, 32 anos, também contou o que sentiu ao participar do momento diferente na maternidade. “O ambiente é bem legal. A gente se sentiu bem acolhido. Estamos nos sentindo, praticamente, em casa”, contou.

Práticas na assistência às gestantes com realização de exercícios com bola suíça, dança, pintura de barriga e aplicação estão entre os métodos não-farmacológicos para alívio da dor.

Durante o bailinho do pré-parto, a equipe do setor criou dinâmica especial para facilitar o trabalho de parto, conforme explica a coordenadora da equipe multiprofissional, Luiza Maria Miranda. “Aproveitando o ritmo de carnaval realizamos dinâmica de movimentação para facilitar o trabalho de parto com relaxamento nas articulações e movimentações circulares. As gestantes, através da música e da brincadeira, foram relaxando e melhorando o emocional”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *