contato@institutoacqua.org.br

Equipe de humanização do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove atividade junina para crianças internadas na UTI

27/06/2019

Comidas típicas, sessão de fotos com roupas temáticas de Bumba-meu-boi e dança fizeram parte da atividade no hospital gerenciado pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde no Maranhão

As crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica pediátrica do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), participaram, na manhã de terça-feira (25/06), de momento de confraternização junina nos corredores do hospital. A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) conta com uma comissão de humanização, composta por profissionais de diversas áreas e que planejam ações mensais para garantir mais acolhimento na assistência à saúde.

De acordo com Kátia Martins Moreira, supervisora da Cardiopediatria, o objetivo da iniciativa foi levar um gesto de carinho que contribui no processo terapêutico, tratamento e cura. “Estes momentos são fundamentais no processo de recuperação porque trazem alegria para as famílias e interação entre as crianças que, nesse período de internação, vivem uma rotina de estresse na expectativa pela cura”, explicou.

Os colaboradores do hospital levaram roupas e acessórios do Bumba-meu-boi, manifestação folclórica tradicional da cultura popular do Maranhão, e o setor de pediatria foi ornamentado com bandeirinhas juninas. “Esta é a primeira vez que fazemos uma festa junina na área de vivência da UTI Pediátrica, com a distribuição de doces, bolo e comidas típicas do período junino”, acrescentou Kátia.

Alcione da Silva Costa, 2 anos, é uma das crianças internadas na unidade. Durante a confraternização, recebeu uma roupa de índia de Bumba-meu-boi. A mãe dela, Jhennifer Martim Costa da Silva, agradeceu pela iniciativa. “Tem horas em que ficamos um pouco tristes e é muito importante ter esse momento de alegria, distração. Achei a festinha muito legal. Agradeço por sermos cuidadas por vocês”, falou.

Em julho, a UTI cardiopediátrica comemora o primeiro ano de funcionamento. O atendimento no setor contribui para reduzir o alto fluxo de crianças entre 0 e 13 anos que aguardam por cirurgias cardíacas de alta complexidade. Com nove leitos e oito de enfermaria, a UTI tem capacidade para realizar 15 procedimentos mensais. São cirurgias consideradas que exigem uma estrutura moderna. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, o setor ampliou em 25% o número de atendimentos.

Um comentário em “Equipe de humanização do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove atividade junina para crianças internadas na UTI”

  1. Carina disse:

    Só orgulho pela iniciativa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *