contato@institutoacqua.org.br

Gilberto Dimenstein morre aos 63 anos e deixa enorme contribuição ao Instituto Acqua

29/05/2020

Jornalista foi responsável por sugerir a criação da marca Acqua Cultura e se tornou parceiro do Instituto frente a iniciativa VilaMundo

O jornalista Gilberto Dimenstein, fundador do site Catraca Livre, morreu nesta sexta-feira (29/05), aos 63 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas desde agosto de 2019. A direção do Instituto Acqua lamenta e emite solidariedade e sentimentos aos familiares do jornalista.

Dimenstein, junto ao portal Catraca Livre, tornou-se parceiro do Instituto Acqua desde maio de 2017 com a iniciativa VilaMundo, consolidada como mecanismo importante para disseminar cultura e incentivar a economia criativa, ações que o Acqua segue apoiando. Dimenstein também foi responsável por sugerir a criação da marca Acqua Cultura, selo que o Instituto mantém como braço das atividades culturais e educacionais e que auxiliam a transformar vidas.

Ronaldo Querodia, atual coordenador-executivo do Acqua, e que naquele período estava à frente da presidência do Instituto, acompanhou de perto o início da parceria com Dimenstein. “Gilberto sempre será lembrado como símbolo de cidadão que luta pelo Social, pela Cultura e Educação. Seu legado é fundamental para compreender a importância de manter o diálogo e o olhar para quem mais precisa. Somos agradecidos por sua enorme contribuição à nossa instituição. Ele faz parte da nossa trajetória”, pontua Querodia.

Marco cultural

Estimular o desenvolvimento local, projetar arranjos criativos e beneficiar milhares de pessoas que buscam entretenimento. Com essa proposta surgiu a iniciativa VilaMundo (catracalivre.com.br/vila-mundo) – portal que reúne informações culturais, passeios gratuitos e descontos diante de vários estabelecimentos comerciais.

Com história construída junto à comunidade, marcando projetos que incentivam o desenvolvimento socioeconômico dos locais onde atua, o Instituto Acqua mantém o VilaMundo para reforçar o compromisso com a economia criativa. O projeto iniciou em junho de 2017 no Armazém da Cidade, galpão cultural que fica na Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Jardim das Bandeiras (SP). A ação permitiu ainda a criação do Bazar VilaMundo ABC, evento que ocorre mensalmente (suspenso durante o período de pandemia da Covid-19) na Sede do Acqua Cultura, em Santo André (SP), e estimula artistas regionais, pequenos empreendedores e artesãos.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça a importância da parceria e também presta homenagem a Gilberto Dimenstein. “Para o Acqua foi essencial inaugurar o espaço cultural com a presença do Gilberto, em 2017. Ele trouxe, além de grandes contribuições, o vigor para que nossas atividades nessa área pudessem alavancar. Sempre será lembrado por nós como excelente comunicador e fomentador de boas práticas e solidariedade”, define Siviero.

Trajetória inspiradora

Paulista, Gilberto Dimenstein nasceu em 28 de agosto de 1956. Se formou em jornalismo pela Fundação Casper Líbero, foi chefe da agência de notícias da Folha de São Paulo e atuou como repórter de vários veículos, como Correio Braziliense e Última Hora. Também foi colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo e comentarista da rádio CBN.

Dimenstein também escreveu e traduziu livros para diferentes idiomas, como “A Guerra dos Meninos”, “A Democracia em Pedaços” e “O Cidadão de Papel”, vencedor do Prêmio Jabuti em 1993, mais importante reconhecimento editorial do país. Em 2007, foi apontado pela revista Época como uma das cem personalidades mais influentes do Brasil.

Em 2008, criou o portal Catraca Livre, com foco em temas culturais, cidadania e educação. O site tem forte presença nas redes sociais. No Facebook, somente a página principal do veículo conta com cerca de 10 milhões de seguidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *