contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) registra recorde de atendimento em 2022 e amplia tecnologias

10/01/2023

O Hospital infantil de Vila Velha entra no segundo ano de gestão do Instituto Acqua contabilizando a marca aproximada de 59 mil atendimentos ambulatoriais e realização de mais de 5.980 cirurgias nos últimos 12 meses

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES) e gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registra 88,87% da satisfação dos usuários, segundo balanço de 2022. Nos últimos 12 meses, foram realizados 126.134 atendimentos gerais. Destes, 58.996 foram atendimentos ambulatoriais, um aumento de 12,83% com relação ao ano de 2018, a maior taxa já registrada nos 20 anos de atuação do hospital. O Pronto Socorro também bateu recorde de atendimentos com 52.270.

Referência em nefrologia pediátrica para o Espírito Santo, a unidade de saúde contabilizava 77 atendimentos da especialidade em 2010, 718 no ano de 2018 e subiu para 1.719 em 2022. De procedimentos, que envolvem diálise e hemodiálise, foram efetuados 618. No setor de cirurgias, realizou-se 5.987 dentre eletivas, obstétricas e de emergência. Intervenções cardíacas, realizadas em dois dias da semana, contabilizaram 182. A maternidade também esteve entre os setores que computou números históricos. Enquanto em 2018 foram feitos 446 partos entre normais e cesáreas, em 2022 foram 2902.

O diretor-geral da unidade, Fabio Diehl, pontua a importância do ano que passou para a história da instituição e o aprimoramento do atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os números comprovam o quanto temos nos movimentado para entregar um serviço diferenciado, pautado pelo respeito e acolhimento. A perspectiva é sempre de crescimento. Que 2023 acompanhe esse ritmo de avanços”.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, ressalta a valorização profissional e os investimentos como motrizes para os indicadores positivos. “Desde o início de nossa gestão tivemos o compromisso de priorizar a qualidade, a humanização e novos investimentos. Diversas capacitações, implementação de novos serviços e o respeito à população integraram o trabalho realizado em 2022. Neste 2023 vamos, certamente, caminhar para mais conquistas. Parabenizo cada profissional pelo empenho, dedicação e eficiência”, pontua o gestor.

Avanços tecnológicos – Uma das características da gestão atual do Himaba é a implantação de tecnologias que tragam assertividade e agilidade aos processos. Por isso, além de aperfeiçoar a ferramenta de Business Intelligence, o ano de 2022 também foi dedicado ao desenvolvimento do aplicativo de avaliação dos colaboradores, em que as lideranças de cada setor registram o desempenho dos membros de suas equipes trimestralmente.

Sobre a plataforma, Fabio Diehl explica que é uma forma de traçar quesitos como produtividade, assiduidade e relacionamento interpessoal dos profissionais, por exemplo, estruturando os setores de acordo com o perfil de atuação de pessoal. O gestor ainda avalia o desenvolvimento das ações humanizadoras e a implantação da farmácia clínica – que proporcionou economia significativa de quase R$ 500 mil – como pontos positivos do ano passado. “Importante ressaltarmos a inauguração da área de vivência externa para o acolhimento das famílias que aguardam atendimento ambulatorial e as atividades de lazer realizadas nos dias de abertura de agenda, uma vez por mês”, lembra Diehl.

Investimento – Em maio de 2022, o Himaba recebeu novos focos cirúrgicos – os equipamentos antigos estavam em uso desde a inauguração do hospital, em 2002. A seguir, foi a vez do hospital receber mais de 120 poltronas para o acolhimento de acompanhantes nos setores de maternidade, pediatria, Pronto Socorro, UTI Pediátrica e Semi Intensiva.

O setor de radiologia também contou com novos investimentos. Em junho do mesmo ano foi implantado moderno detector de Raio-X digital, que capta imagem e a disponibiliza na tela do computador em apenas 2,5 segundos. Além da agilidade, a ferramenta ainda reduz em 20% o nível de radiação emitido durante a realização do exame, conferindo mais segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais.
Em agosto, foi a vez da unidade hospitalar receber novos aparelhos Bilitron Sky e Bilitron Bed para uso dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e na maternidade. O investimento nos equipamentos utilizados para tratamento de icterícia ficou em R$ 104 mil.

Reconhecimento estadual – No final do ano, a unidade de saúde recebeu o reconhecimento estadual da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido após visita de duas avaliadoras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nos dias 12 e 14 de dezembro. A certificação oficial virá após a visita e avaliação de membros do Ministério da Saúde, ainda sem data para acontecer. Vale lembrar que o Hospital infantil de Vila Velha já é referência estadual em Método Canguru.

De olho no futuro – Para 2023, o Himaba planeja implantar o primeiro centro oftalmológico pediátrico do Espírito Santo, que vai ofertar cerca de 500 atendimentos mensais, exames e pequenas cirurgias. O planejamento anual da instituição também prevê a realização de mutirões de cirurgias aos sábados, de diversas especialidades, a partir do mês de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *