contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Campanha de Parauapebas (PA) conta com tecnologia avançada

28/05/2020

Monitores multiparâmetro, cardioversores, bombas para infusão, desfibriladores, vídeo-laringoscópio, respiradores e Raio-X de alta definição garantem eficácia ao tratamento de pacientes com a Covid-19

A tecnologia é um dos diferenciais na batalha contra o novo coronavírus. Engenharias eletrônicas, e algumas inovações, foram inseridas no dia a dia dos Hospitais de Campanha para auxiliar no diagnóstico e tratamento da Covid-19. O Hospital de Campanha de Parauapebas (PA), que atende casos de baixa e média complexidade, também conta com equipamentos que auxiliam os profissionais de saúde desde as centrais dos postos de enfermagem, equipadas com notebooks, computadores e impressoras a laser, até leitos de estabilização com respiradores de ponta e exames de alta definição. O hospital, que teve aporte da Vale, é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Segundo o coordenador-médico do Hospital de Campanha, Rodrigo Piauhi, a unidade está equipada para oferecer o que há de melhor em assistência. “Temos toda estrutura que precisamos para o tratamento da Covid-19 em Parauapebas. Oferecemos assistência da melhor forma possível aos pacientes”, diz.

O hospital conta com 18 monitores multiparâmetro, 2 cardioversores, 4 desfibriladores, 1 vídeo-laringoscópio, entre outros equipamentos de suporte à vida. “Cada paciente tem um monitor que vai fazer o monitoramento da pressão arterial, da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio, que é muito importante neste caso por ser um dos parâmetros de melhora ou piora deste paciente”, explica o coordenador-médico. Além disso, também há 105 bombas para infusão de medicamentos, de forma contínua, e um setor de estabilização que conta com 5 respiradores de ponta para dar suporte aos pacientes que possam evoluir para estado mais grave.

Outra tecnologia que se destaca no tratamento da Covid-19 no HC de Parauapebas é um aparelho de Raio-X portátil e digital com tela de captação via wi-fi e alta definição de imagem. “Por ser um Raio-X digital nós conseguimos manipular o contraste e ampliar a imagem. É realmente um aparelho muito bom, um dos melhores que eu já trabalhei”, ressalta Piauhi.

Por se tratar de uma doença viral, que em termos de gravidade acaba levando à insuficiência respiratória, Raio-X de alto desempenho, monitores e respiradores com tecnologia de última geração dentro da unidade possibilitam cuidar com eficácia dos pacientes da Covid-19. David Dias, diretor-geral do HC, pontua que a estrutura da unidade contribui para gestão eficiente e transparente. “A competência de nossos profissionais aliada à tecnologia que nosso Hospital de Campanha oferece garantem uma gestão comprometida em salvar vidas. Contar com essa estrutura nos permite ter tranquilidade para trabalhar e, ao mesmo tempo, confiança e transparência”, conclui o gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *