contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) é destaque em curso do Ministério da Saúde e HCor

30/07/2019

Iniciativa revelou bons indicadores hospitalares como tempo de permanência e taxa de ocupação da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES)

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), foi destaque no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, devido aos bons indicadores hospitalares apresentados durante os oito meses de iniciativa, com a qual reuniu os principais hospitais estaduais da Paraíba. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para o diretor-geral do complexo hospitalar, Leonardo Leite, a conclusão do programa foi satisfatória para toda unidade de saúde. “A conclusão trouxe melhorias nos nossos indicadores, nos processos e no Núcleo Interno de Regulação. Somos acreditados nível 2 e vamos utilizar esses conhecimentos para alcançarmos a excelência, no nível 3 da acreditação. Para nós, foi uma satisfação e vamos nos tornar multiplicadores de todo ensinamento dentro da instituição”, frisou.

Durante o período de capacitação os colaboradores da instituição puderam discutir assuntos relacionados à superlotação nas urgências e emergências do País. Eles também trocaram ideias com outras unidades hospitalares do estado, debatendo a realidade local. O Hospital de Trauma se destacou ao apresentar alguns indicadores, como por exemplo o tempo de permanência e taxa de ocupação.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Qualidade, Andrezza Sullamyta, esse destaque é mais um reconhecimento do trabalho que é desenvolvido no Hospital de Trauma. “Os bons elogios vêm para confirmar mais ainda o nosso trabalho, principalmente quando o projeto é desta magnitude. É a confirmação de que os princípios da qualidade, a gestão dos processos e os indicadores estão bem construídos e estamos caminhando para acreditação nível 3”, ressaltou.

Participaram do evento a direção hospitalar e coordenadores dos Bloco e Centro Cirúrgicos, Centro de Imagem, Núcleo da Qualidade, Laboratório e Emergência, além das gerências Médica e Enfermagem e Núcleo Interno de Regulação. A unidade hospitalar receberá nos próximos meses a visita do grupo do HCor para uma avaliação prática do curso.

Projeto – O Projeto Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar é desenvolvido pelo Hospital do Coração – HCor em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) -Triênio 2018-2020. O Projeto, estruturado como uma intervenção, tem como foco a assistência às urgências em hospitais de alta e média complexidade com o propósito de favorecer a introdução de mudanças no enfrentamento dos problemas decorrentes da superlotação e correlatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *