contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) amplia atendimento a pacientes de Covid-19

18/04/2020

Unidade de saúde disponibilizará mais 71 leitos no 4º andar para casos suspeitos; pacientes, que antes recebiam atendimento neste local, serão transferidos para andar específico do Hospital do Servidor, que passa a funcionar como anexo do HCM

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), vai ampliar a partir deste domingo (19/04) o atendimento a pacientes da Covid-19. Serão disponibilizados mais 71 leitos para este tipo de tratamento – totalizando 111 leitos somados aos já existentes e exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação da doença. O hospital de alta complexidade é referência no atendimento a pacientes com Coronavírus e mantém gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para ampliar a oferta do serviço, o Governo do Estado, por meio da SES e Secretaria de Governo (Segov), adequou um dos andares do Hospital do Servidor, localizado em mesmo terreno e atrás do HCM, para funcionar como anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira. Na tarde deste sábado (18/04), o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros, e a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, inauguraram o local.

Com a nova estrutura, o Hospital do Servidor terá 54 leitos destinados para Clínica Médica e especialidades como pneumologia e neurologia. Os pacientes, que antes recebiam atendimento no 4º andar do HCM e no Hospital Dia – pacientes vasculares -, estão sendo transferidos para este novo espaço. O local recebeu obras e foi equipado com aparelhos modernos para receber pacientes e acompanhantes.

De acordo com o diretor-geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros, a ampliação dos leitos na unidade de saúde será mais um ganho para a rede estadual no combate à pandemia. “Vamos nos próximos dias dar uma folga para as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e com o tempo chegar a resolutividade melhor dos pacientes. Ou seja, pacientes com necessidade de continuar internados no HCM, continuarão aqui, e aqueles que não tiverem exames positivos e com boas condições clínicas de alta irão para casa concluir seu tratamento em domicílio”, detalhou o médico.

Atualmente, o Hospital Dr. Carlos Macieira conta com 40 leitos exclusivos para Covid-19: 20 leitos são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 20 de enfermaria para casos suspeitos e confirmados. A partir deste sábado, passam para 111 leitos Covid-19.

Profissionais – Para ampliação do serviço, profissionais qualificados foram destinados para desempenhar funções específicas no tratamento a pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19. “A equipe destinada a atuar na Clínica Médica está pronta. Estamos finalizando a formação da equipe que vai para o 4º andar, pois precisam de treinamento específico para casos suspeitos de Covid-19”, completou Medeiros.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, o Maranhão registrou 797 casos confirmados, com 40 óbitos, 96 recuperados e 2465 casos descartados.

Fotos: Marcio Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *