contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove Semana da Psicologia dedicada aos cuidados com a saúde mental 

27/08/2021

Programação conta com palestras, rodas de conversa e oficinas; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A programação da Semana da Psicologia, promovida pelo Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, teve início na última terça-feira (24/08) com rodas de conversa e palestra sobre a saúde mental dos trabalhadores na pandemia de Covid-19. As ações seguem até esta sexta-feira, 27 de agosto, data em que se comemora o Dia do Psicólogo. O hospital de alta complexidade é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Antonio Viégas, psicólogo do hospital, falou sobre o tema da programação em palestra no turno da tarde. “O cuidado com a saúde mental é uma promoção da qualidade de vida. Nosso debate permeia sobre alternativas de minimizar o sofrimento psíquico junto aos profissionais do hospital”, explicou.

O psicólogo também é especialista em Saúde Mental e Psicologia Hospitalar. A programação conta com diversas rodas de conversa sobre ansiedade, que é um dos sintomas mais recorrentes entre os profissionais que lidam com funções e atividades de grande impacto e estresse emocional, e que foram ampliadas na pandemia da Covid-19.

“O hospital oferece aos profissionais suporte em casos específicos de adoecimento psíquico, quando algum deles apresenta estado emocional diferenciado, choroso ou sobrecarregado. Fazemos atendimento de psicoterapia breve e funcional e damos encaminhamento de acordo com a necessidade”, disse Viégas.

No período da manhã, a psicóloga Roberta Alencar conversou com profissionais das equipes multiprofissionais, técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas, sobretudo os que atuam em ambiente Covid para falar sobre ansiedade.

“A vivência da pandemia deixou os profissionais com quadro de ansiedade, sintomas de taquicardia, sudorese, medo excessivo, insônia. O reconhecimento do trabalho exaustivo e a importância de estar alerta com os limites do corpo e da mente, de buscar ajuda quando necessário, entendendo que o cuidado com a saúde mental deve ser uma prioridade na qualidade de vida dos profissionais”, ressaltou Roberta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *