Hospital Regional da Transamazônica (PA) promove campanha de doação de sangue
22/07/2023
Ambulatório do hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), acolheu profissionais durante arrecadação de bolsas de sangue
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), realizou na última semana campanha interna de doação de sangue com colaboradores da unidade. A ação ocorreu em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), órgão responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para o aumento do número de coletas neste mês de julho, conhecido por ser o mês das férias, e o período em que as doações caem ainda mais no hemonúcleo. A queda atinge diretamente os hospitais. Na região da Transamazônica, apenas o município de Altamira conta com núcleo vinculado ao Hemopa.
O HRPT, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) utiliza com frequência bolsas de sangue e seus componentes, chegando a receber até 50% do estoque da região. Fabrício Ramos, coordenador de laboratório e biomédico da agência transfusional do HRPT, explica que a doação de sangue é um ato solidário que pode salvar vidas, e a colaboração de todos é essencial para garantir que os estoques de sangue sejam sempre abastecidos. “É sempre importante ressaltar que cada doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas”.
Só no Regional da Transamazônica, de janeiro a junho deste ano, foram realizadas 726 transfusões de sangue, sendo a Clínica Cirúrgica e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto os setores que mais demandam transfusões.
Durante a campanha, os profissionais do Hemopa estiveram presentes no ambulatório do HRPT para realizar as coletas de sangue de forma segura e eficiente. Todos os procedimentos seguiram rigorosos protocolos de higiene e segurança, garantindo a saúde dos doadores.
Como doar – Para doar sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos, como:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (se for menor de 18 anos deve ser acompanhado de um responsável legal);
– Estar em boas condições de saúde;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento de identificação oficial com foto.
O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.