contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) é certificado com selo IHAC

24/02/2023

Certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade do Ministério da Saúde para unidades que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; o hospital é a quinta unidade administrada pelo Instituto Acqua no estado a obter o título

Na última semana, o Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistou o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), reconhecimento do Ministério da Saúde para hospitais e maternidades que cumprem os 10 passos do sucesso do aleitamento materno. No hospital existe ala humanizada de assistência materno-infantil, e com a certificação tornou- se a quinta unidade gerenciada pelo Instituto Acqua no estado a obter o título, somando a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Maternidade Paço do Lumiar, Maternidade Benedito Leite e Maternidade Nossa Senhora da Penha.

Para receber o título, a equipe do hospital iniciou em março de 2020 a revisão de procedimentos e criteriosamente reforçou o trabalho que já é realizado na assistência materno-infantil, que incluiu ainda novos treinamentos e capacitações com orientações alinhadas aos protocolos determinados pela Unicef e a Organização Mundial de Saúde. A avaliação final aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro, com a presença da equipe do selo IHAC formada pelas avaliadoras Carmina Ferreira Almeida, Cristiannete Guimarães Corrêa, Fabiana Galeno e Fabiana Muller.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, destacou a importância da conquista. “A conquista do selo IHAC representa o esforço conjunto de vários atores como Governo do Maranhão, Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Acqua na promoção de uma saúde humanizada, que respeita a mulher, a gestação e a família. Quem ganha é a população que será assistida ainda mais com serviço de qualidade e humanizado“, pontua.

“É um reconhecimento que valoriza ainda mais o trabalho grandioso e afetivo desenvolvido na unidade, que incentiva o aleitamento materno, e mantém baixo o índice de mortalidade materna e infantil na região Sul do Maranhão”, enfatiza Maristela Campos de Sousa, diretora geral do Hospital Regional de Balsas.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra das recentes certificações e enaltece o trabalho dos profissionais. “O resultado é obtido por meio da dedicação e eficiência de cada profissional que atua para o Instituto Acqua. Recentemente conquistamos mais uma unidade de saúde acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e somamos trabalho modelo para diversas iniciativas. O mérito é de toda equipe que nos ajuda a construir caminhos pautados pela seriedade, acolhimento, humanização e qualidade. Parabenizo cada um por mais esta conquista”, comentou o gestor.

O Ministério da Saúde preconiza que o aleitamento materno é um dos momentos mais importantes do puerpério, onde se estabelece o vínculo afetivo e de saúde entre mãe e o bebê e é nessa etapa que todo o trabalho da assistência precisa ter o cuidado humanizado em cada momento – desde a abordagem deste perfil de paciente, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto, o contato pele a pele, a disponibilização de alojamento conjunto, entre outros. Com o reconhecimento por meio do Selo Amigo da Criança, as unidades recebem recursos com base na realização de partos, tanto normal quanto cesárea.

Para ser amigo da criança, o hospital deve, também, respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Unicef certificam com a Iniciativa Hospital Amigo da Criança instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. Atualmente, são mais de 324 hospitais certificados em todo o país.

O Hospital Regional de Balsas é referência em atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral na região Sul do estado. Dentre os diferenciais estão as Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e as Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e ainda a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A unidade mantém reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela marca de 365 dias sem registrar morte materna. O trabalho desenvolvido no hospital diminuiu em 70% o número de casos do tipo na região, por meio de estratégias e políticas públicas de fortalecimento à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *