contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) homenageia profissionais de enfermagem

19/05/2021

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); programação da Semana da Enfermagem acontece até final da semana

A equipe do Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, celebrou a importância dos profissionais de enfermagem na assistência realizada pela unidade administrada via Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento de abertura da programação da Semana de Enfermagem segue até o final da semana.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital fizeram uma roda de conversa aberta e dedicaram o momento para honrarias e mensagens de reconhecimento pelo ofício que ganhou mais relevância no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A atividade contou ainda com intervenção da terapeuta ocupacional Nandheyara Martins do Nascimento, que ofereceu o uso de óleos essenciais na colaboração para a melhoria da respiração. Músicas e expressões religiosas foram incluídas na atividade.

Para a coordenadora de enfermagem do Hospital Regional de Balsas, Madaisa de Sousa Pereira, o momento também foi de agradecimento pela vida dos profissionais e sensibilização pela valorização da categoria profissional. “Valorizar a enfermagem é valorizar a vida. Nós entendemos que um profissional valorizado é um profissional motivado, e se ele está motivado consequentemente ele terá mais ânimo para oferecer assistência de qualidade. Precisamos entender que sem a Enfermagem não há saúde, pois nós representamos a mola propulsora da saúde”, afirmou.

Ytallo Juan, enfermeiro da pediatria do hospital, afirmou: “Somos essenciais para a instituição e temos um valor inigualável na execução dos nossos cuidados. Também devemos ter sabedoria no planejamento das ações, desde uma punção venosa até a documentação do procedimento, todos somos líderes naquilo que fazemos”, disse.

O enfermeiro lembrou ainda do valor dos profissionais na pandemia e relatou angústias e tristezas sobre os acontecimentos, perdas e vitórias. “É preciso ressaltar o nosso valor no hospital e também como forma de autocuidado e terapia individual no enfrentamento destes dias difíceis, lembrar que somos fortes”, pontuou.

Andreia Rocha Barros, que trabalha no hospital desde novembro de 2018, declarou a paixão pela profissão que exige bastante dedicação. “ O ‘cuidar’ que a enfermagem exerce não é fácil, é um trabalho árduo onde temos que saber ouvir, entender e realizar atenção voltada às necessidades de cada um. Escolhi a profissão certa, sou feliz no que faço, me alegro em cada melhora, em cada família que recebe seu familiar, pois sei que o trabalho bem feito irá gerar bons frutos e um atendimento de excelência”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *