contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) implanta Gabinete de Crise coronavírus

22/08/2020

Unidade conta com parceria do projeto nacional Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco; Instituto Acqua administra hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), deu início na última quinta-feira (20/08) à implantação do gabinete de crise de enfrentamento ao novo coronavírus. A ação é realizada por meio da tutoria do Projeto Todos pela Saúde, que tem apoiado o combate à Covid-19 no Brasil por meio de ações suplementares e estratégicas, coordenadas junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES) com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a SES.

“Fomos indicados pela SES para participar do programa e iniciamos esse vínculo por meio da videoconferência com profissionais de tutoria do Projeto Todos pela Saúde. Foi enriquecedora a troca de experiências entre os profissionais. A finalidade do programa é preparar nossa estrutura e possibilitar melhores condições para o enfrentamento da pandemia”, afirmou o diretor-geral do hospital, Demétrius do Lago Pareja.

Durante a primeira reunião remota de implementação houve participação dos diretores e coordenadores da unidade. Foram disponibilizados métodos de gestão e coleta de dados para o enfrentamento da pandemia. A iniciativa é uma ferramenta para apoiar os hospitais na coleta de alguns dados importantes neste momento.

Estrutura – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da 11ª microrregião do estado e conta com 161 leitos, sendo 20 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, 40 leitos clínicos no Hospital de Campanha para pacientes com sintomas respiratórios e Covid-19, 10 leitos de UTI para outras comorbidades, 20 leitos na maternidade, 23 na clínica pediátrica, 4 leitos de psiquiatria e 44 leitos para as clínicas médica, cirúrgica e ortopédica.

O Hospital de Campanha, anexo ao Hospital Regional, foi inaugurado recentemente para atender casos exclusivos de pacientes com síndromes respiratórias e sintomas do novo coronavírus, tornando-se referência na região. A unidade oferece atenção à saúde com assistência humanizada, integral e contínua, bem como acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional que atua 24 horas.

Todos Pela Saúde – A iniciativa do Itaú Unibanco tem objetivo de combater os efeitos da Covid-19. Os recursos aportados no Todos pela Saúde são administrados por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Esta equipe define as ações a serem financiadas, de forma que as decisões estratégicas sejam respaldadas por premissas técnicas e científicas. Entre as principais realizações do projeto está criação de Gabinetes de Crise em todos os Estados brasileiros.

Além de Chapchap, integram o grupo o médico, cientista e escritor Drauzio Varella, o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto, o ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin, o consultor do Conselho dos Secretários de Saúde (CONASS) Eugênio Vilaça Mendes, o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *