contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove ginástica laboral para colaboradores

19/05/2020

Atividade, que segue protocolos de segurança durante pandemia do novo coronavírus, passa por todos os setores da unidade; Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), promove ginástica laboral entre os colaboradores. A iniciativa é realizada pela equipe de fisioterapia e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e tem objetivo de proporcionar bem-estar, preservar a integridade física dos funcionários e prevenir lesões. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul. Durante período de pandemia

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho com objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Uma forma bastante eficaz de melhorar o desempenho e bem-estar dos colaboradores, separando uma parte do dia, para fazer exercícios físicos de baixíssimo impacto para melhorar seu desempenho e qualidade de vida”, afirmou o fisioterapeuta RT, Fábio José Costa.

A práticas são realizadas durante o expediente, duram cerca de 10 minutos e seguem os protocolos de segurança durante pandemia do novo coronavírus. Os alongamentos atuam em diversas partes do corpo, tais como: tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores e são conduzidos pelos fisioterapeutas acompanhados do técnico de segurança do trabalho.

De acordo com a Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL) a atividade minimiza o stress laboral e aumenta a integração social. Fábio Costa explica os benefícios.

“Os exercícios representam um momento de pausa no dia do trabalho, que serve tanto para aliviar a pressão do corpo como também amenizar um pouco a mente do stress do dia a dia. Entre os benefícios estão a prevenção de doenças causadas por trauma cumulativo, redução do sedentarismo, melhora da produtividade e diminuição dos índices de acidentes de trabalho e absenteísmo, além de evitar doenças do trabalho, como LER e DORT”, explicou.

Para a enfermeira Patrícia Depiné, os exercícios são importantes na rotina dos colaboradores. “Com apenas 10 minutos de atividade física já ficamos renovados e leves para continuar a jornada de trabalho”, comentou. A enfermeira Jéssica Daiane Oliveira elogiou a ação. “A equipe gostou de participar da atividade, creio que trará inúmeros benefícios”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *