contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) promove palestra sobre Hepatites Virais

27/07/2019

Iniciativa integra as atividades da campanha Julho Amarelo; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu em 25/07 palestra de conscientização sobre hepatites virais aos colaboradores. A iniciativa integra as atividades da campanha “Julho Amarelo”. O médico infectologista Pablo Custodio ressaltou as principais situações clínicas, tratamento e prevenção das hepatites.

“As hepatites virais mais comuns em nossa região são as causadas pelos vírus A, B, C e D. A doença atinge o fígado e os principais sintomas incluem dor abdominal, pele e olhos amarelados e urina escura. É de grande importância que todos façam os testes rápidos de hepatites B e C, bem como as gestantes no início de cada pré-natal para um diagnóstico e tratamento precoce”, explicou.

Durante a palestra foram abordados, de forma detalhada, os sintomas, formas de contágio, exames e tratamentos existentes. Para a enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Luanna Bastos do Santos Adriano, a atividade foi fundamental para multiplicar informação. “A hepatite é uma doença silenciosa. Adotamos em nossa rotina a discussão e realização de orientações sobre tópicos relevantes de saúde para nossa população. É importante que cada um possa ser um multiplicador destes cuidados”, afirmou.

Julho amarelo – A campanha marca o mês de conscientização e prevenção às hepatites virais. O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é celebrado no dia 28 de julho. A data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *