contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) implanta Sistematização da Assistência de Enfermagem

27/07/2019

Equipe de enfermagem da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão realizou visitas aos setores com informações sobre a sistematização da assistência, de acordo com diretrizes do Conselho Federal de Enfermagem

Entre os dias 23 e 26 de julho, a coordenação de enfermagem do Hospital Macrorregional Tomás Martins, no município de Santa Inês (MA), realizou visitas às clínicas ortopédica, médica, cirúrgica e pediátrica da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES), com objetivo de apresentar as orientações do protocolo de Sistematização da Assistência de Enfermagem.

De acordo com a resolução do Conselho Federal de Enfermagem, o COFEN N°3658/2009, a sistematização orienta a organização do trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, prevendo a melhoria da operacionalização do processo de assistência em enfermagem.

“A sistematização é como um caminho a ser percorrido, de modo racional e científico, para alcançar bons resultados, e tem várias etapas. O enfermeiro tem a responsabilidade de prescrever cuidados que são imprescindíveis para uma recuperação ou, por exemplo, evitar o prolongamento de uma internação”, explicou Cláudio Endrigo, coordenador de enfermagem do hospital.

Cinco etapas compõem a sistematização da assistência: a coleta de dados, o diagnóstico, o planejamento, a implementação e a avaliação. Todo o processo é baseado em suporte teórico e uma ficha que orienta os procedimentos de cada etapa.

“A elaboração dessa ficha é de competência exclusiva do enfermeiro. Sabemos que quem permanece mais tempo com o paciente é a equipe de enfermagem, sendo assim, a frequência de reavaliações do enfermeiro em cada paciente é muito maior. Com este instrumento em mãos é possível implementar cuidados padronizados que, por vezes, poderão até diminuir o número de procedimentos invasivos no paciente”, apontou Cláudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *