contato@institutoacqua.org.br

Hospital Tomás Martins (MA) promove campanha de vacinação para funcionários

27/06/2019

Durante uma semana, profissionais de saúde foram imunizados contra difteria, tétano e coqueluche; unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

O Hospital Macrorregional Tómas Martins, em Santa Inês (MA), promoveu durante esta semana campanha de vacinação destinada a funcionários e colaboradores da unidade. Foram ofertadas desde segunda-feira (24/06) a vacina dTpa Celular que protege contra difteria, tétano e coqueluche. O aparelho de saúde é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde  do Maranhão (SES). A campanha encerra nesta sexta-feira (28/06).

Zózimo Castro Câmara Junior, técnico de Segurança do Trabalho do Macrorregional Tómas Martins, explicou que campanhas desta natureza fazem parte do calendário de ações da unidade de saúde. “Temos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês e com isso buscamos sempre estar de acordo com o calendário das campanhas de vacinações e inserir essas ações nas atividades do Macrorregional. É necessário também proteger quem cuida dos pacientes”, frisou.

O cronograma de ações vacinais está de acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR 32) – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. O dispositivo é responsável por estabelecer as medidas de segurança para a saúde e segurança do trabalho no ambiente hospitalar. O intuito é proteger o profissional por meio de ações de segurança e minimizar os riscos durante as atividades.

Além da NR 32, a ação também está em conformidade com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMNO). O plano busca prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do empregado.

Para o técnico de enfermagem Jordean Silva Correia, 37 anos, campanhas como a realizada de vacinação são cruciais para evitar doenças. “Essas ações são importantes, principalmente, para nós que estamos tendo contato direto com o paciente. Essas vacinas previnem, é uma profilaxia para evitar o aparecimento de diversas doenças”, comentou o profissional que atua na Clínica Médica da unidade.

A vacinadora Maria Elinoelma Mangueira Rolim lembrou a importância de zelar pela própria saúde. “Apesar desta vacina ser prioridade a partir do quinto mês de gestação e oferecida à gestante, quem não vacinou nessa época deve ser imunizado. Prevenir doenças sempre é o melhor caminho”, concluiu a técnica de enfermagem.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *