contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Após 53 dias, recém-nascida recebe alta na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

03/05/2023

Recém-nascida recebida pela regulação hospitalar teve alta após 53 dias internada na UTI Neonatal; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), já realizou neste ano mais de 3 mil diagnósticos de triagem neonatal, 1.112 internações, além de 14.354 consultas multidisciplinares. A unidade é responsável pelo atendimento do médio Sertão Maranhense, e recebe casos de urgência e emergência durante 24 horas. Por meio do Núcleo Interno de Regulação (NIR), que é responsável pela entrada de pacientes, Maria Vitória Santana chegou na maternidade, nascida de 32 semanas de gestação, pesando 1.110g – classificada como muito prematura passou por intubação e após 1 mês e 22 dias, recebeu alta da UTI Neonatal.

A mãe da recém-nascida, Mayara da Silva Santana, 35 anos, teve a filha de parto normal na cidade de Pastos Bons, mas pelo grau da prematuridade a pequena Maria Vitória passou pela regulação da UTI Neonatal para receber tratamento e suporte adequado na maternidade. No período de internação a mãe participou de toda assistência humanizada que a maternidade desenvolve para os pacientes por meio da equipe multidisciplinar. O Método Canguru fez parte de cada etapa, mesmo com suporte de ventilação mecânica invasiva, pois era no colo que a mãe sentia mais certeza que sua filha estava melhorando.

“Me emociono em falar, pois acompanhei minha filha desde que chegou na maternidade. Sofri muito, mas minha fé era tão grande que sabia que minha filha ia vencer. Os profissionais da UTI Neonatal me ajudaram e deram apoio que nunca vou esquecer. Ver minha filha recebendo alta foi um momento muito feliz”, explica.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *