contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) completa 8 anos sob gestão do Instituto Acqua com mais de 1 milhão e 600 mil atendimentos

13/12/2022

Unidade de saúde, que funciona há mais de cinco décadas, oferece assistência materno-infantil e mantém gestão do Instituto Acqua

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), completa nesta semana 8 anos sob administração do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). No período, 1 milhão e 619 mil atendimentos foram realizados entre internações, cirurgias, atendimento de urgência médica, consultas multidisciplinares, serviço de apoio e diagnóstico, procedimentos de enfermagem, procedimentos ginecológicos e diagnósticos de triagem neonatal.

Jéssica Oliveira, 24 anos, que teve o parto da filha, Isabela Reis, às 22h32 do último dia 11 participou da cerimônia de comemoração. A menina nasceu saudável pesando 2.500 kg. “Foi meu primeiro parto e a experiência foi boa. Outras pessoas me indicaram a maternidade. Fiz o pré-natal em um posto de saúde no bairro do Cohatrac. Os profissionais são atenciosos, eles têm aquela preocupação a cada evolução do parto e eu gostei muito”, afirmou.

Sessão de fotos e decoração temática pelo ano da Copa do Mundo de futebol ornamentaram a recepção da maternidade que teve a presença da banda da Polícia Militar do Maranhão animando o evento. O diretor geral da Benedito Leite, Cristiano Torneaux, pontuou a longa história da maternidade na capital. “Foram muitos nascimentos pelas mãos dos profissionais de saúde ao longo da história da maternidade que tem mais de 5 décadas. Essa festa é para todos profissionais, que constroem o que há de melhor na assistência com qualidade e humanização”, disse.

“Não se faz gestão sozinho, é com toda equipe. E o resultado final é a satisfação de toda sociedade, nossos pacientes”, ressaltou Rosimeire Almada, diretora clínica. Para Carlos Sousa, diretor-técnico, a maternidade teve grandes avanços, inclusive para diminuir e tratar casos de anóxia cerebral – ausência ou diminuição da oxigenação no cérebro que pode ocorrer por vários fatores, como afogamento, enforcamento e, em graus mais leves, até crise de rinite, bronquite ou qualquer fator que provoque a ausência de respiração. “Essa é a maternidade que mais realiza partos no Maranhão e conta ainda com uma UTI Neonatal de referência. São mais de 4 mil pessoas por ano e é fruto do bom cuidado obstetrício”, destacou.

Números – A Maternidade Benedito Leite, em 8 anos, realizou o total de 1 milhão e 619 mil atendimentos. Foram 46.517 internações, 3.887 cirurgias, 42.093 partos, 283.902 atendimentos de urgência médica, 344.572 consultas multidisciplinares, 386.275 serviços de apoio e diagnóstico, 359.882 procedimentos de enfermagem, 24.104 procedimentos ginecológicos e 127.951 diagnósticos de triagem neonatal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *