contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade (MA) inicia campanha Agosto Dourado

05/08/2019

Durante o mês, diversas atividades serão realizadas incentivando o aleitamento materno; programação foi aberta com músicas do coral da Uniti

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, iniciou na última sexta-feira (02/08) a campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno. As atividades no primeiro dia da programação foram abertas com a apresentação do Coral Canto de Luz, da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) ligada à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na recepção, puérperas que aguardavam atendimento, gestantes, pais e equipes da unidade foram embalados ao som das vozes dos integrantes do coral. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Após permanecer 28 dias na UTI, a pequena Júlia, de dois meses, agora é amamentada exclusivamente com o leite materno. A mãe, Leidiane Silva, 29 anos, mensurou a sensação ao amamentar. “É muita emoção. Estava bem ansiosa e aguardando o momento de amamentar. O leite ajudou muito minha filha. Ela já ganhou peso, dorme melhor. Leite materno é vida”, disse.

Este ano, as campanhas lançadas em níveis federal e estadual estimulam a participação efetiva do pai, acompanhante, familiar e sociedade colocando o sucesso da amamentação como resultado do conjunto de ações de todos envolvidos no cenário.

Durante a abertura do evento, a gerente-administrativa da maternidade, Maria Margarida de Carvalho Neta, pontuou a importância da campanha. “As ações do Agosto Dourado na Maternidade de Alta Complexidade têm um diferencial, uma vez que temos dentro da unidade a coleta e o incentivo à amamentação. Além de incentivar o aleitamento materno enquanto estão dentro da  maternidade, buscamos sempre alertar as mulheres para que continuem a amamentação quando saírem”, afirmou.

Banco de Leite – A Maternidade de Alta Complexidade conta com o Banco de Leite Humano (BLH). O local é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. A equipe do BLH da MACMA foi capacitada e está apta em amamentação com base Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos (NBCAL- Lei 11. 265) e com conhecimento básico na Atenção Integral e Humanizada ao Recém-nascido Grave ou potencialmente grave.

Além destas, o Banco de Leite tem como função orientar, incentivar e apoiar as mães de bebês impossibilitados de serem amamentados diretamente ao seio, a realizarem a extração do leite materno seis a oito vezes por dia para a manutenção da lactação e possibilitar a oferta de leite materno cru ao bebê. As equipes informam às mães sobre os danos que bicos, chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo podem causar no processo de amamentação. Outra função é realizar contato com as mães em até 10 dias após a alta hospitalar para verificar como está a amamentação.

“O mês de agosto é de incentivo à amamentação, mas não tem como falar de aleitamento sem falar do Banco de Leite. Desejamos que neste mês aumente o volume de mulheres que amamentam, porque mais mulheres amamentando, mais adultos saudáveis nós vamos ter”, destacou a enfermeira Irenildes Rodrigues, supervisora do Banco de Leite da MACMA.

Programação – A programação na MACMA segue nesta segunda-feira (05/08) com a Roda de Conversa com o tema ‘Cuidado Amigo da Mulher’. As atividades se estendem nos dias (06/08) com mais uma roda de conversa e homenagens às mães doadoras do Banco de Leite. Dia (07/08) o tema tratado será ‘Composição nutricional do leite materno’. Na terça-feira (09/08) outras duas palestras estão agendadas ‘Empoderar mães e familiares sob amamentação’ e “NBCAL’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *