contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade (MA) inicia projeto Cuidando do Cuidador

20/05/2020

Um espaço de acolhimento foi destinado para colaboradores da unidade de saúde e conta com diversas atividades, entre elas, musicoterapia, meditação e apoio psicológico

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) iniciou na última terça-feira (19/05) o projeto Cuidando do Cuidador. Um espaço de acolhimento foi destinado para colaboradores da unidade de saúde e conta com diversas atividades, entre elas, musicoterapia, meditação, apoio psicológico, escalda-pés com ervas medicinais, práticas de alongamento, aromaterapia, atendimento psicológico individual e grupos de apoio. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A coordenadora de enfermagem, Nayra Karoline Magalhães, explicou o objetivo do projeto Cuidando do Cuidador. “Nós sabemos que a rotina dos profissionais de saúde é muito corrida. E com a pandemia era necessário ter esse espaço disponível para os profissionais. Um local para momento de pausa, de descanso, relaxamento, além de ter todo apoio psicológico”, detalhou a enfermeira.

O projeto inicialmente pretendia atender grupos de 10 a 12 pessoas. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a proposta foi reestruturada e o espaço Acolher atende grupos de três colaboradores por vez, seguindo o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomeração. O local funcionará nos turnos da manhã, tarde e dependendo da logística em dias alternados no período noturno. Uma psicóloga ficará disponível para atendimento individualizado.

Marina Karole Barroso, supervisora da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCI), uma das primeiras profissionais de saúde a utilizar o espaço Acolher, destacou a relevância do projeto. “É um espaço que será de muita valia para os nossos funcionários nessa época de pandemia. Ter esses momentos vai trazer calmaria aos colaboradores, o que vai resultar em melhor assistência para os recém-nascidos”, pontuou.

Atividades – No primeiro dia, diversas atividades foram realizadas no local. A psicóloga Kássia de Sousa Martins, durante o momento de conversa com os profissionais, abordou questões relacionadas a saúde mental. Ela lembrou que o profissional precisa ter momentos de pausa e cuidar, de forma efetiva, da saúde emocional. Roda de conversa e ações de psicoeducação também estarão na lista das atividades da psicologia na sala Acolher.

O primeiro ciclo de atividades foi encerrado com exercícios coordenados pela fisioterapeuta Mariane de Sousa Brito. Alongamento da musculatura e atividades de relaxamento e respiração contribuíram para a melhora de ansiedade dos profissionais. De acordo com a profissional de fisioterapia, a ansiedade impulsiona a respiração ficar mais superficial o que exerce influência em todo o corpo. O atendimento da sala Acolher será feito de forma agendada. Supervisores dos setores organizarão o fluxo dos funcionários no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *