contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Humberto Coutinho (MA) inicia campanha Dezembro Vermelho

02/12/2022

Campanha tem objetivo de orientar sobre prevenção de ISTs/Aids; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua promovem atividades educativas que integram a campanha Dezembro Vermelho – sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), blitz educativa, com entrega de panfletos, brindes e orientações sobre prevenção e tratamento, coordenada pela enfermeira Taylane Sipaúba, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente da maternidade, integraram as ações.

A unidade atende pacientes convivendo com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e gestantes soropositivas – que podem ter uma gestação saudável com proteção ao bebê, desde que o acompanhamento seja adequado. “No fluxo da maternidade as mulheres primeiramente recebem o acolhimento da equipe, assegurando o máximo de privacidade, estimulando a fala da gestante, identificando fatores de vulnerabilidade e risco, aconselhando pré-teste e orientamos sobre a definição da via de parto, manejo da cirurgia cesariana eletiva, e profilaxia antirretroviral intraparto. Todo o pré-natal é acompanhado pelo médico infectologista da maternidade, mensalmente”, explicou Taylane Sipaúba.

Toda pessoa que convive com HIV tem o direito ao sigilo médico, que é um protocolo institucional, e os profissionais de saúde têm medidas de prevenção constantemente atualizadas de proteção às infecções sexuais diversas. A campanha Dezembro Vermelho tem objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV, a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *