contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) comemora 7 anos sob administração do Instituto Acqua

24/09/2022

Unidade de saúde é referência em assistência materno-infantil humanizada; em 84 meses, mais de 10 mil partos ocorreram na maternidade

A Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), completou 7 anos de funcionamento na última sexta-feira (23/09) sob administração do Instituto Acqua. A ocasião foi celebrada com apresentação de coral, bolo de aniversário, depoimentos de usuárias da unidade e homenagens aos colaboradores. Os números são impactantes: 805.764 atendimentos.

Na equipe da maternidade, as enfermeiras-obstetras são protagonistas para realização de partos humanizados que privilegiam o parto normal com a preservação do direito da gestante em escolher a melhor forma de conduzir seu próprio parto. Um trabalho que começa no pré-natal, em rodas de conversa com gestantes e se completa no momento do parto e puerpério. Mais de 10 mil partos ocorreram nestes 7 anos.

Um deles aconteceu na tarde do dia anterior ao aniversário, às 17h50, e foi a chegada de Bernardo Araújo, de parto normal. “Não deu tempo de ir para enfermaria, meu filho nasceu nas mãos da enfermeira e foi maravilhoso, do jeito que eu sonhei, um bebê muito desejado e um privilégio ter o parto aqui, de acreditar no SUS reconhecido no mundo inteiro e fortalecer o trabalho dessas profissionais. Sou jornalista e pautamos muitas vezes o trabalho dessa unidade de saúde”, disse Héveny Araújo, 37 anos, mãe do bebê que nasceu pesando 4,510 kg e com 50 cm, acompanhada do pai da criança, Rubem Jayron, 39 anos.

“É uma satisfação. O aprendizado, a experiência e ser reconhecido motivam a gente a melhorar cada vez mais”, disse Hugo Leonardo, 32 anos, maqueiro há pouco mais de um ano na Maternidade Nossa Senhora da Penha.

A solenidade contou com a presença da diretora-administrativa Kelma Aguiar, da diretora-técnica Bianca Serra, da diretora-clínica Andressa Chaves, das responsáveis técnicas do Instituto Acqua, Marília Barros e Gleyciane Dutra, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde. O coral Canto de Luz, do grupo UNITI/UFMA, fez apresentação cultural com músicas populares.

“Nossa homenagem é para a maternidade e por cada pessoa que faz a diferença aqui e das famílias que começam aqui”, pontuou Kelma Aguiar.

A maternidade tem na equipe médicos obstetras, neonatologistas, anestesistas e enfermeiras obstetras para promover assistência 24 horas por dia aos partos e atendimentos de planejamento reprodutivo e familiar. A unidade ampliou atendimento após reparos do centro obstétrico e conta com nova sala de apoio à amamentação, serviço de implantação e digitalização de prontuários, implantação de programa de gerenciamento de uso racional de antimicrobiano e estratégias multimodais de higienização das mãos.

Números – Ao longo dos sete anos de administração do Instituto Acqua foram 805.764 atendimentos, entre consultas, cirurgias, exames, partos, internações e atendimento em planejamento familiar. A unidade de saúde oferece atendimento de urgência e emergência, internação em obstetrícia clínica e cirurgia geral.

Um comentário em “Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) comemora 7 anos sob administração do Instituto Acqua”

  1. Marco Aurélio de Sousa Martins disse:

    Parabéns a todos profissionais e administradores da maternidade. Mas o parabéns vai mesmo para a população que conta com este serviço a sua disposiçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *