contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) participa de capacitação para obtenção do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança

27/06/2019

Em três dias de capacitação, 40 profissionais da unidade participaram de treinamento e atualização de informações com foco nas boas práticas de aleitamento materno

No período de 25 a 27 de junho, profissionais de saúde da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), participaram de treinamento técnico com objetivo de obter o selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) conferido pelo Ministério da Saúde às unidades que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi instituída pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Para receber a certificação, a maternidade deve respeitar critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

“A equipe da maternidade disponibilizou 40 profissionais para a capacitação, de diferentes setores da unidade de saúde, que serão multiplicadores do conhecimento adquirido. Trabalhamos a anatomia e fisiologia da mama, manejo adequado na amamentação, as fases do leite materno, entre outras informações”, disse Naiara Jane Sousa dos Santos, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da maternidade.

Bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorrem com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título.

Ana Lúcia Carvalho Chaves, enfermeira do departamento da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora dos cursos da IHAC, destaca ainda a importância da certificação.

“A amamentação não é um processo simples e o sucesso do aleitamento materno depende de diversos critérios e condições que são avaliados pelo Ministério da Saúde. A maternidade deve expor e informar sobre esses critérios”, explicou.

Os Hospitais Amigos da Criança recebem uma placa de habilitação, que normalmente é fixada na entrada da maternidade. Trienalmente é feita uma avaliação global para saber se os dez passos são cumpridos.

Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Unicef certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os dez passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. Atualmente, são 324 hospitais certificados em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *