contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) promove ação social de doação de sangue

23/06/2022

Ação marcou campanha Junho Vermelho e foi realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), com a doação de bolsas de sangue

Na última quarta-feira (22/06), equipe da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), reuniu grupo colaboradores para ação social em prol da campanha Junho Vermelho, de doação de sangue. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A ação foi uma forma de incentivar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da doação de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) é a unidade estadual responsável por fazer a captação de doadores e encaminhar o sangue doado para as diversas agências transfusionais e unidades de saúde que precisam das bolsas para diversas finalidades, cirurgias, transfusões, reposição sanguínea. Para doar a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Quem tomou imunizante contra a Covid-19 recentemente precisa esperar um período entre 3 a 7 dias. Quem tomou vacina contra a gripe tem o prazo de 48 horas para vacinar. Aqueles que contraíram o coronavírus, tem o prazo de 30 dias após recuperação para poder fazer a doação.

Instituições que se interessarem em fazer a doação com a presença da unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) devem entrar em contato com setor de serviço social da unidade de saúde, no telefone (98) 3216-1134.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *