contato@institutoacqua.org.br

Musicoterapia promove assistência humanizada a pacientes do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

13/04/2021

Atividade levou música aos pacientes internados em enfermarias da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

No último sábado, (10/04), pacientes internados nas enfermarias do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, receberam visita de jovens músicos da Orquestra Adventista de São Luís, à convite do Núcleo de Educação Permanente do hospital. Com instrumentos de sopro e de cordas, repertório de músicas instrumentais clássicas integrou a apresentação.

A equipe de enfermagem do hospital lembrou a importância das medidas de precaução e uso de equipamentos de proteção individual para que os 12 músicos da orquestra pudessem percorrer os principais corredores da unidade de saúde durante a apresentação. O objetivo da ação foi proporcionar mais qualidade de vida com a fruição da música instrumental.

“A música oferece auxílio de forma não farmacológica, reduz o nível de estresse, ansiedade, regula mecanismos imunológicos, influencia na estima dos pacientes internados. Além de proporcionar aos profissionais de saúde um ambiente humanizado”, disse Ygleicy Moises, integrante do Núcleo de Educação Permanente do HCM.

O paciente em atendimento de hemodiálise, Nilson Durães, agradeceu a visita da orquestra. “Faço diálise há 4 anos e ter momentos como esse suaviza o sofrimento da gente. Tendo música é sempre melhor”, falou.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Dr. Carlos Macieira oferece serviços de alta complexidade e atualmente é uma das principais unidades estaduais no tratamento a pacientes com a Covid-19.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *