contato@institutoacqua.org.br

Obras do Hospital de Campanha de Santa Inês (MA) entram em fase final

28/05/2020

Hospital será destinado para atendimentos exclusivos de pacientes com Covid-19; unidade atenderá toda região do Vale do Pindaré e será inaugurada dia 1º de junho

As obras do Hospital de Campanha de Santa Inês, no Maranhão, avançam para etapa final. Com o aumento do número de casos no interior do estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Instituto Acqua vai entregar para a população o novo Hospital de Campanha que atenderá exclusivamente casos de Covid-19 de baixa complexidade e dará suporte à rede estadual de saúde da região. A inauguração está marcada para a próxima segunda-feira, 1º de junho.

O Hospital de Campanha funcionará inicialmente com 20 leitos, mas que serão expandidos a 40 leitos de enfermaria amarela conforme demanda. Pacientes serão admitidos pelo sistema de regulação de leitos da SES. De acordo com o fluxo de atendimento, o paciente internado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, após passar pelo tratamento contra a Covid-19 e com quadro clínico apresentando melhora, será encaminhado para o Hospital de Campanha. A organização possibilitará a disponibilização mais rápida de leitos no Macrorregional Tomás Martins.

De acordo com o engenheiro do Instituto Acqua, Vitor Valieri, foi criada força-tarefa para que o hospital pudesse estar pronto o mais breve possível. “Sabemos da urgência em entregar o hospital para receber os leitos. Nessa época de pandemia reforçamos os trabalhadores e estamos agora concluindo os reparos finais”, comentou.

Estrutura – O Hospital de Campanha de Santa Inês contará com recepção, posto de enfermagem, farmácia, sala de estabilização, leitos equipados com materiais novos, administração, repouso para médicos e equipe de enfermagem, entre outros ambientes. Com perfil de retaguarda, o hospital não receberá pacientes via modelo porta aberta.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, afirmou que o Hospital de Campanha de Santa Inês seguirá a mesma excelência de gestão impressa em outras unidades administradas pelo Instituto.“É mais uma unidade de saúde que contará com a excelência na prestação do serviço ofertado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES. A cidade de Santa Inês e região podem ter certeza que nossos colaboradores estão preparados para receber os novos pacientes e contribuir para salvar mais vidas”.

Mais ações – Como parte das ações de combate ao novo coronavírus está em funcionamento no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, o ambulatório exclusivo para atendimentos de pacientes leves de Covid-19. Com a oferta do serviço, o paciente pode ter acesso a consulta, exames e retorno médico no mesmo dia. Para pacientes que necessitam de medicamentos, os remédios para ajudar no tratamento também são ofertados de forma gratuita. Além do ambulatório, o hospital ampliou atendimento e a unidade conta, atualmente, com 60 leitos de enfermaria e 16 de UTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *