contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) participam de treinamento sobre prevenção de lesão por pressão

16/06/2021

Atividade integra ações de capacitações e educação continuada do hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais de enfermagem do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), participaram na última semana de treinamento sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão, as LPP’s. A capacitação teve objetivo de atualizar a equipe sobre as mais recentes tecnologias no tratamento de feridas agudas e infectadas e sobre técnicas mais avançadas de cicatrização.

Ministrada pelo enfermeiro Paulo Sérgio Dionísio, especialista em estomaterapia, a capacitação foi realizada em duas etapas. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A prevenção de LPP está inclusa nos protocolos das seis metas de segurança do paciente. De acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente, a lesão por pressão é um evento adverso à assistência à saúde e, portanto, a incidência dessas lesões deve ser reduzida dentro das instituições. Cerca de 95% das úlceras por pressão podem ser evitadas com a adoção de medidas simples, como: alívio da pressão, mudança de posicionamento dos pacientes e cuidados adequados com a pele. As feridas causam danos consideráveis aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, ocasionando dor e levando à graves infecções, tendo sido associadas a internações prolongadas, sepse (infecção generalizada) e mortalidade.

“Apresentamos no treinamento as tecnologias mais inovadoras do mercado, com uso de espuma e silicone e curativos com componentes que bloqueiam o biofilme, o principal causador da infecção crônica, e que está presente em 78% desse tipo de ferida”, finalizou Paulo Sérgio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *