contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) recebem vacina contra a gripe influenza H1N1

10/05/2021

Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), foram imunizados com a dose da vacina contra a gripe influenza H1N1, na última semana. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença que, no Maranhão, é promovida pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras. O hospital estadual é gerenciado pelo Instituto Acqua.

Foram disponibilizadas 1.000 doses da vacina. “A maioria dos colaboradores já se vacinou em postos de saúde. Só não puderam vacinar quem apresentou sintomas gripais, ou testou positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias, ou ainda vacinou contra a Covid no prazo de 15 dias”, explicou Luinar Miranda de Tavares, gerente de enfermagem do HCM.

A vacinação contra a gripe comum auxilia no atendimento e diagnóstico de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Devido aos sintomas das duas doenças serem semelhantes, se o paciente com suspeitas chegar ao pronto-atendimento e tiver se vacinado contra gripe, pode ser descartada a hipótese da gripe comum e os profissionais se concentrarem em outras possibilidades, como de se tratar do novo coronavírus.

Maiara Ferreira Freitas, 30 anos, técnica de enfermagem do hospital, foi uma das profissionais imunizadas. “Todo ano eu recebo a vacina aqui no hospital. Tem a comodidade de não precisar ir ao posto e receber a dose aqui mesmo”, falou.

“Todo ano eu vacino. É importante para a gente se prevenir da gripe e outras doenças. O que vier de imunização a gente participa”, disse ainda o maqueiro José Pinto da Anunciação Júnior, 52 anos.

Primeiros vacinados contra a Covid-19 – Os profissionais do HCM foram os primeiros vacinados contra o novo coronavírus, em janeiro deste ano. A unidade de saúde foi a primeira a receber pacientes com a doença no Maranhão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *