contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Dr. Jackson Lago (MA) recebem treinamento sobre manejo psicológico 

13/04/2021

Capacitação foi ministrada pela psicóloga Roberta Alencar e direcionada para assistência a pacientes internados com a Covid-19; Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na manhã desta terça-feira (13/04), profissionais do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, participaram de treinamento sobre manejo psicológico no cuidado com o paciente em tratamento da Covid-19, ministrado pela psicóloga Roberta Kelly Alencar de Oliveira, que integra a equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira, referência em tratamento da doença.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital mantém, atualmente, 25 pacientes internados com a Covid-19. O treinamento abordou temas como: manejo clínico, comunicação de más notícias e abordagem familiar, admissão aos pacientes com Covid-19, adesão ao tratamento e diálogo sobre luto. Roberta Oliveira, que atua na área de Psicologia Hospitalar há cinco anos e tem especialização nas áreas de Saúde Mental, Psicologia Hospitalar e Auditoria em Saúde, explica que a assistência a esses pacientes deve ser diferenciada. “Ela é diferenciada pelo distanciamento da família. Os pacientes são internados sem essa presença familiar e cada pessoa vai apresentar uma demanda específica, de acordo com a sua subjetividade, e que os profissionais deverão acolher”, apontou a psicóloga.

O treinamento foi direcionado para os profissionais de Psicologia e Serviço Social do hospital. Na rotina da unidade de saúde, o Serviço de Psicologia tem feito visitas diárias em todos os leitos com pacientes em tratamento da Covid-19, com avaliações em psicologia, escuta qualificada, orientações e intervenções psicológicas. Os profissionais também garantem o acolhimento dos familiares em diálogo com a equipe multiprofissional, para garantir atendimento efetivo em todo o tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *