contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Regional de Balsas (MA) são orientados em blitz educativa sobre ausência de adorno

07/06/2021

Blitz Educativa Adorno Zero é realizada periodicamente nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua

Profissionais do Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, participaram na última semana de campanha que reforça a ausência de adorno. A Blitz Educativa Adorno Zero tem objetivo de alertar sobre os riscos de contaminação no ambiente hospitalar pelo uso de objetos. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de pulso, colares e outros. O uso indevido destes acessórios no ambiente hospitalar pode comprometer o estado de saúde dos pacientes. Uma vez em contato com bactérias ou vírus, esse objeto também pode ser prejudicial a quem está utilizando ou às pessoas que entram em contato com ele.

A atividade foi conduzida pela técnica de Segurança do Trabalho da unidade de saúde, Maurites de Abreu Souza, que realiza a vistoria dos diversos setores semanalmente. A blitz contou com a presença do diretor-geral do hospital, Eliabe Aguiar, e do Gestor Regional de Saúde, Gil Araújo de Lima, que reforçaram junto aos colaboradores a importância da campanha,

“Visitamos duas vezes na semana todos os setores do hospital, observando como estão o uso dos equipamentos de proteção individual e a ausência de adornos. Reforçamos para cada profissional a importância de manter o hábito de segurança e realizamos notificações sobre setores em não-conformidade”, disse Maurites Souza.

A campanha é orientada pela Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que estabelece que todo trabalhador do serviço de saúde, bem como aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde exposto a agente biológico, independentemente da sua função, não deve utilizar adornos no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *