contato@institutoacqua.org.br

Projeto da Maternidade de Alta Complexidade (MA) é destaque em Congresso Nacional sobre auditoria em saúde

28/07/2019

Experiência foi transformada em artigo científico e mostrou processo de digitalização de prontuários; iniciativa será referência para maternidades e hospitais do Maranhão

O artigo científico “Gestão de Informação em Saúde: processo de digitalização de prontuários em uma maternidade de alta complexidade” foi destaque durante o III Congresso Brasileiro de Auditoria em Saúde, realizado de 24 a 26 de julho em Fortaleza (CE). O trabalho levou a experiência implantada na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), de São Luís, em digitalizar 4 mil prontuários e 176.912 folhas de prontuários em um ano. A unidade está sob a gestão da parceria entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

O artigo científico de autoria da gerente-administrativa da MACMA, Maria Margarida de Carvalho Neta e do auxiliar-administrativo do setor de digitalização, Wesley Thauann dos Santos Albuquerque, contou ainda com a contribuição das enfermeiras Ana Cássia Martins e Joelma da Silva.

“Ao apresentar este artigo temos a sensação de gratidão e dever cumprido. Estamos muito felizes por ver os resultados que o projeto tem alcançado. Já recebemos o convite para inscrevê-lo no Congresso Nursing, que ocorre em setembro. Todas estas ações servem para prestar um serviço de qualidade aos nossos usuários”, destacou Maria Margarida.

Metodologia – O artigo científico foi embasado em teóricos que tratavam o tema e discutiam a importância de um sistema de armazenamento de dados favorecendo o compartilhamento de informações entre profissionais da área. A metodologia também contou com o estudo das normas legais quanto ao tratamento eletrônico de dados, bem como das etapas para a implantação do projeto de digitalização, que foi desde a análise da situação-problema até a otimização do espaço físico, condução dos Recursos Humanos e fases essenciais – equipe, espaço, software, acesso e destino.

Durante a apresentação, a gerente-administrativa da MACMA pontuou os resultados alcançados, após a implantação do projeto, como a digitalização de 1.369 prontuários e 69.593 folhas de prontuários. Em 2019, de janeiro a julho, foram digitalizados 2.631 prontuários médicos e mais de 107 mil folhas. Maria Margarida lembrou que há um projeto de expansão do projeto para os setores de recepção, ultrassom e Recursos Humanos. Os documentos digitalizados são dos anos de 1999, 2000, 2001 e 2002.

A meta é entregar, neste ano, para o arquivo permanente da SES, o equivalente a 11 anos, dos 21 anos mais antigos catalogados de acordo com todos os passos para a guarda segura. Em 2020, acontecerá a digitalização dos anos restantes.

Congresso – O congresso debate as tendências e os novos modelos de gestão na saúde para equilíbrio dos sistemas público e privado. O encontro promove atualização e aprimoramento científico, técnico e profissional, informa conceitos e práticas em auditoria de enfermagem, bem como a troca de experiência entre profissionais do Brasil e exterior.

O artigo científico será submetido a análise da comissão técnica do 11º Congresso Nursing de Saúde Coletiva que ocorrerá em São Paulo no mês de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *