contato@institutoacqua.org.br

Rede Cuidar (MA) recebe primeiros pacientes para atendimento pós-Covid

26/04/2021

Serviço integra o Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Maria das Graças Santos Pereira, 65 anos, chegou cedo para atendimento na Rede Cuidar, em São Luís (MA), nesta segunda-feira (26/04). Ela foi a primeira paciente atendida pelo serviço inaugurado no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) para tratar pacientes com sequelas da Covid-19.

Maria soube do novo serviço pela notícia na televisão. Foi até o hospital buscar mais informações e já saiu com atendimento agendado pelo WhatsApp. Às 8h da manhã estava na triagem para atendimento médico.

“Agendei com o cartão do SUS, meu documento de identidade e do hospital, foi tudo muito rápido. Ainda tô com sequelas porque sinto muito cansaço, a minha perna está inchando e tenho tosse seca permanente”, contou.

Maria das Graças foi internada com Covid-19 no dia 29 de março, no Hospital de Clínicas Integradas, do Governo do Estado. Ela permaneceu seis dias internada e buscou o hospital depois que os sintomas agravaram com dores no corpo, calafrio e febre. Na Rede Cuidar, o atendimento não durou mais de 1 hora e os exames requisitados na consulta médica são feitos dentro da unidade de saúde, que conta com serviço de laboratório e demais exames.

Fátima Nunes, 58 anos, também elogiou o atendimento. “Fui muito bem recebida aqui. Meus primeiros sintomas foram tosse, cansaço e não percebi que estava com a doença. Minha filha que me alertou e buscamos ajuda médica. Hoje tem 30 dias que estou curada, mas ainda sinto tosse, palpitação, esquecimento e pressão alta. Vim para verificar melhor os sintomas”, falou.

Sigrid Brandão Taveira, clínica geral, atendeu aos pacientes do primeiro dia de serviços da unidade de saúde. Ela explica que os sintomas pulmonares são os mais recorrentes aos pacientes com sequelas da Covid-19. “São os mais comuns. Cansaço, tosse persistente, chiado no peito. Ainda temos outros sintomas que observamos nesses pacientes como dores articulares, dores de cabeça, distúrbios psicológicos que encaminhamos para os profissionais da equipe multidisciplinar avaliarem”, explicou.

A equipe multiprofissional da Rede Cuidar oferece consultas em Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Endocrinologia e Psiquiatria, além de atendimento multiprofissional com nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Na estrutura, são quatro consultórios, sala de coleta e sala de triagem. O serviço funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, com agendamentos na recepção da unidade de saúde e via WhatsApp: (98) 99161-9028.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *