contato@institutoacqua.org.br

Retaguarda Materna (MA) capacita profissionais sobre aplicação do Teste do Pezinho

06/08/2021

Treinamento capacita equipes de enfermagem sobre triagem neonatal; unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última quarta-feira (04/08), profissionais de Enfermagem da Retaguarda Materna Elisabeth Coelho Vaz, em São Luís (MA), participaram de treinamento sobre triagem neonatal e aplicação do teste do pezinho. A capacitação teve como objetivo ampliar o número de profissionais habilitados a realizar a testagem na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Retaguarda Materna oferece assistência ao atendimento materno-infantil para mães e bebês em puerpério e como suporte às maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, vinculadas à rede estadual e sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a SES.

O teste do pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todo recém-nascido após 48 horas ou entre o 3º e 5º dia de vida, como esclarece a técnica de enfermagem Joyce Flávia Vale Pereira. “A triagem neonatal é muito importante para identificação de doenças. O teste é feito pela coleta do sangue no calcanhar do bebê”, explica.

A unidade de saúde tem como meta alcançar mensalmente 200 aplicações do teste. Segundo a equipe assistencial, o técnico de enfermagem e enfermeiros são os profissionais habilitados para realizar a triagem. Na capacitação ocorrida na Retaguarda Materna, os participantes foram atualizados sobre os materiais usados na coleta, como lanceta, luva, álcool, algodão e papel filtro, bem como técnicas de aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *