contato@institutoacqua.org.br

Retaguarda Materna (MA) promove ação da campanha Julho Amarelo

30/07/2021

Campanha orienta profissionais e usuários sobre prevenção de hepatites virais. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A equipe da Retaguarda Materna Elisabeth Coelho Vaz, em São Luís (MA), realizou, na última quinta-feira (29/07), ação pela campanha Julho Amarelo, de prevenção às hepatites virais. Informações sobre as características das diversas hepatites, formas de prevenção, tratamento e contágio foram esclarecidas para profissionais e usuários da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com 17 pacientes internadas na unidade de saúde, a ala materna funciona no 3º andar do hospital Santa Casa de Misericórdia. Ela oferece assistência ao atendimento materno-infantil e suporte às maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, vinculadas à rede estadual e sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a SES.

No processo de regulação para a unidade, as pacientes já são testadas contra hepatite. O procedimento está incluso na etapa do pré-natal das gestantes, como explica a enfermeira e supervisora-administrativa da Retaguarda Materna, Suziane Martins Louzeiro. “Aqui recebemos gestantes na fase do puerpério. O teste contra hepatite está incluído no quadro vacinal durante o pré-natal, para em caso de paciente positivada, não haver contaminação para o bebê”, disse.

Ela lembra ainda que a hepatite B é a mais arriscada entre as hepatites em gestantes, e é transmitida pelas relações sexuais. “O acompanhamento é feito com tratamento direcionado com medicamentos e alimentação adequada. Não há risco de contágio entre outras gestantes dentro da unidade de saúde porque ela não é transmitida pelo ar. O nosso trabalho é acompanhar a evolução, vacinar o bebê e promover assistência adequada”, ressaltou Suziane.

Profissionais aproveitaram a ocasião para realizarem testes rápidos. As hepatites são inflamações que atingem o fígado e transmitidas por vírus, diferenciadas em 5 tipos: as hepatites A, B, C, D e E. O tratamento é feito com repouso, consumo de alimentos saudáveis e ausência de ingestão de bebidas alcoólicas. Medicamentos são indicados no tratamento das Hepatites B e C, para diminuir a carga viral e evitar complicações como cirrose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *